quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Boqueirão Hotel Fazenda é a segunda parada para gravação do documentário especial sobre os 40 anos do Turismo Rural no Brasil

 

]Boqueirão Hotel Fazenda é a segunda parada para gravação do documentário especial sobre os 40 anos do Turismo Rural no Brasil

Lugar ideal para criar boas memórias afetivas, o hotel fazenda fica a apenas 22 minutos do Centro da cidade e oferece cultura, tradição, conforto e atividades das lidas de campo para uma experiência imersiva, verdadeiramente lageana

Perto de completar 40 anos, o Turismo Rural no Brasil nasceu em Lages e o município segue como referência para o segmento em todo o país. Pensando em perpetuar essa trajetória com um produto audiovisual, a Secretaria Municipal de Turismo está percorrendo fazendas centenárias e tradicionais da região, para colher depoimentos daqueles que ajudaram a construir esse legado e deixar um registro às novas gerações, por meio de um documentário especial a ser lançado em 2026.

A bicentenária Fazenda do Barreiro foi a primeira propriedade a ser visitada pela equipe da Secretaria de Turismo e, para dar continuidade a esse roteiro de visitações, na manhã desta quinta-feira (28 de agosto) foi a vez de conhecer um pouco sobre o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, da família Gamborgi Lebarbenchon Silveira que, desde o fim da década de 1980 abre as porteiras da sua fazenda centenária para receber amigos, turistas e visitantes de vários lugares do mundo.

A Secretária de Turismo, Ana Vieira, explica que a iniciativa da gravação do documentário se deu pela necessidade de manter viva a história de hospitalidade, receptividade e calor humano do povo serrano, repassada de geração em geração e que segue mantida por famílias que valorizam suas raízes. “Queremos mostrar como o Turismo Rural de Lages persistiu ao longo de todo esse tempo e como se estruturou para ser o que vemos hoje. A mistura do campeirismo, da lida de campo com o conforto de locais bem estruturados, são os elementos fundamentais dessa iniciativa e a nossa região é um referencial para este segmento do turismo que até então existia somente na Europa”, conta Ana.

Turismo de vivência que surgiu de maneira natural

O início da história de hospedagem na fazenda Boqueirão nasceu a partir da experiência vivida por um grupo de amigos dos anfitriões, Rogério e Adriana Gamborgi Lebarbenchon Silveira, que os receberam na propriedade. “Tivemos um fim de semana fantástico. Eu, manezinho da ilha nascido em Florianópolis, deparei-me com um mundo completamente diferente, desde a cultura até o clima. Naquele fim de semana vivenciamos a vida de fazenda com a lida de campo, manejo de gado e ovelhas, churrasco ao fogo de chão e, no fim do dia, a boa conversa ao redor do fogão à lenha. Retornamos a Florianópolis maravilhados com tudo o que tínhamos vivido”, conta Rogério.

A divulgação foi primordial para movimentar os primeiros grupos de hóspedes que, em sua maioria, vinham do litoral catarinense e, até então, não haviam tido contato com a vida rural. Rogério conta que costumava frequentar um bar em Florianópolis, o Degrau Bar – o ponto de encontro dos jovens da época. Nisso, ele decidiu produzir um material impresso sobre a história da fazenda dos Gamborgi, fundada em 1896, e distribuir no local. “A partir dessa divulgação muita gente se interessou em vir conhecer a propriedade e fomos organizando essas visitações. No inverno de 1989 tivemos um movimento constante de hospedagens e, a partir disso, decidimos voltar a Lages para cuidar 100% da fazenda e oferecer toda a assistência necessária a esses visitantes”, reitera.

 Assim, de maneira orgânica, começou o primeiro movimento de hospedaria na sede propriedade e hoje, quase 36 anos depois, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo é um dos principais destinos para o Turismo Rural na Serra catarinense. O local é ideal para quem busca por sossego e contato junto à natureza, sendo cenário para experiências maravilhosas.

Com sede em uma área de quase dez milhões de metros quadrados, o Boqueirão Hotel Fazenda preserva os hábitos campeiros, culinária tradicional e atividades de uma fazenda em pleno funcionamento. O hotel possui uma aconchegante estrutura cercada pela natureza e verdes campos repletos de pinheirais. Seja para o rigoroso inverno serrano ou para o calor do verão, é destino certo em todas as estações do ano.

Com empresa agropecuária, a fazenda mantém plantações de soja, pasto, trigo e milho, além da criação e reprodução de gado das raças Angus e Brangus e cavalos Crioulos que vivem harmonicamente nos campos do Boqueirão. Além disso, toda a água consumida na propriedade é proveniente de fontes hidrominerais. Para os hóspedes também há opções de cavalgadas, trilhas para caminhadas, passeios de carretão, equipe de recreação, piscina térmica e externa, turismo aventura, fazendinha, spa e espaço kids.

Junto à lida campeira com o turismo de vivência, já que a estrutura é uma fazenda em plena atividade, há ainda a valorização da cultura e tradição local, com apresentações artísticas e danças de invernadas do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Barbicacho Colorado. “Essa é a nossa essência, faz parte da nossa história e faz com que o turista se sinta em casa durante sua estadia em nossa fazenda”, destaca Rogério.

Nas festas de fim de ano o Boqueirão Hotel Fazenda oferece o tradicional Natal e réveillon, com um buffet diferenciado, chegada do Papai Noel e, no ano novo, festa com show pirotécnico. “Viver tudo isso a cada dia é o que nos dá força e vontade para seguir nesse caminho. Lages é a Capital Nacional do Turismo Rural e esse título deve ser resgatado e fomentado intensamente. O Turismo Rural nasceu aqui, somos referência e devemos valorizar esse legado da nossa terra”, finaliza Rogério.

Em breve outra fazenda centenária será visitada pela equipe para compor o cenário do documentário especial de 40 anos do Turismo Rural. Assim, a história de Lages é contada, registrada e eternizada sob o olhar de pessoas que valorizam esse movimento e destacam a Princesa da Serra como a Capital Nacional do Turismo Rural.

Texto: Silviane Brum

Fotos: Fábio Pavan e Toninho Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boqueirão Hotel Fazenda é a segunda parada para gravação do documentário especial sobre os 40 anos do Turismo Rural no Brasil

  ] Boqueirão Hotel Fazenda é a segunda parada para gravação do documentário especial sobre os 40 anos do Turismo Rural no Brasil Lugar idea...