segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

 

Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar 

No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação Doce Vida realizará uma importante ação de conscientização e prevenção da doença. O evento será realizado das 9h às 16h, no Calçadão da Praça João Costa, com a participação de diversas instituições e profissionais de saúde, além de apoio da Prefeitura de Lages.

Desde 2022, a Doce Vida, em parceria com a Secretaria de Saúde  Lages e diversos apoiadores, vem promovendo campanhas educativas e ações de alerta para a prevenção do diabetes, uma doença silenciosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, o foco da ação será a conscientização sobre "Diabetes, Saúde e Bem-Estar", com ênfase na importância do diagnóstico precoce, da educação em saúde e da adoção de hábitos saudáveis.

O evento contará com uma série de atividades, entre elas a realização de exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, bioimpedância, além de orientações sobre cuidados com os pés, cuidados nutricionais, exercícios físicos e a importância do acompanhamento médico. Profissionais como médicos, nutricionistas, enfermeiros, odontólogos, educadores físicos e outros estarão disponíveis para tirar dúvidas e fornecer informações valiosas à população.

Uma das atrações será a caminhada que ocorrerá às 9h, com saída da Catedral Diocesana e passando por diversas ruas do centro da cidade até o Calçadão da Praça João Costa, onde as atividades continuam ao longo do dia. Além disso, o público poderá usufruir de serviços como pintura facial infantil, maquiagem adulta, auriculoterapia e atividades educativas voltadas para a saúde e o trânsito.

A ação pretende realizar, no mínimo, 450 aferições de pressão e testes de glicemia capilar, além de analisar condições de síndrome metabólica por meio da bioimpedância. A avaliação busca alertar a população sobre os riscos da obesidade e suas complicações, como o aumento do risco para o diabetes tipo 2.

A presidente da Doce Vida, Michely Arruda, destaca a importância do evento:“É fundamental que as pessoas conheçam os sintomas do diabetes e saibam como o autocuidado pode reduzir riscos de complicações. A educação em diabetes faz toda a diferença no tratamento. Embora o diabetes seja uma doença crônica sem cura, com o acompanhamento correto e a adoção de um estilo de vida saudável, é possível viver bem e com qualidade por muitos anos”, afirma.

Entre os parceiros do evento estão a Acasef, Aplac, Alacre, Astrazeneca, Diretran, Clínica do Rim, DrogaRaia, FarmaSesi, Graarc, Programa Hiperdia, HNSP, Labhos, Lions Clube Copacabana, entre outros, que se uniram com o objetivo de promover a saúde e divulgar informações sobre o manejo do diabetes, prevenção de complicações, e a importância da reeducação alimentar e da prática regular de atividades físicas.

Serviço

  • O quê: Ação de Conscientização sobre Diabetes e doenças relacionadas, com exames e orientações gratuitas.
  • Quando: 14 de novembro (quinta-feira), das 9h às 16h.
  • Onde: Calçadão da Praça João Costa, em Lages (SC).
  • Atividades: Aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, bioimpedância, orientações de profissionais de saúde, pintura facial, maquiagem e mais.

Texto: Thiago Junkes 


Lages recebe pela primeira vez Orquestra Brasileira para Concerto de Natal na praça João Ribeiro, em frente à Catedral

 Espetáculo inédito e gratuito na cidade será no dia 30 de novembro com projeção mapeada na Catedral e regência do maestro lageano Luiz Gustavo Zago 

A Serra Catarinense recebe, pela primeira vez, apresentação inédita da Orquestra Brasileira para celebrar o Natal e o fim de ano. No próximo dia 30 de novembro, a praça João Ribeiro, em Lages, será palco para o Concerto de Natal, um espetáculo emocionante que reunirá grandes talentos da música catarinense. 

O concerto será conduzido pelo maestro Luiz Gustavo Zago, pianista, compositor e arranjador lageano que é uma referência na cena instrumental do sul do país e que volta à cidade natal com esse projeto ímpar para celebrar o final do ano.

A apresentação será acompanhada de projeção mapeada na Catedral Diocesana de Lages — uma obra composta especialmente para celebrar a noite. Todo o espetáculo será acessível, com tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição.  O músico, cantor e compositor Rafael Puerta também é convidado e participa da abertura da programação a partir das 20 horas.

Temas natalinos e clássicos populares

Para o Concerto de Natal, Luiz Gustavo Zago rege a orquestra em uma performance que combina a essência da música popular brasileira com a música clássica. Temas natalinos conhecidos, como Boas Festas, Jesus Alegria dos Homens, Noite Feliz e Sapatinho de Natal terão novos arranjos em ciranda, samba e baião. Sucessos populares, como Carinhoso e Felicidade também estarão no repertório.

A Orquestra Brasileira foi criada pelo maestro Luiz Gustavo Zago em 2020. A proposta é colocar instrumentos da música popular brasileira e toda sua beleza junto à potência e força da música clássica.

No projeto, instrumentos como violões, cavaquinho, bandolim, acordeon, piano e percussões, entre outros, são executados em métodos de trabalho de uma orquestra. De 2020 para cá, a orquestra promoveu uma série de espetáculos, sempre inovadores e únicos a cada edição. 

O Concerto de Natal faz parte do projeto Orquestra Brasileira: Concertos Brasileiros, viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Incentivo do Fort Atacadista, Buschle e Lepper.  Apoio municipal da Fundação Cultural de Lages e Prefeitura de Lages. Produção da Marte Cultural e realização da Vivart Produções e Luiz Gustavo Zago.

Serviço

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...