terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Inep aplicará Prova Nacional Docente

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC), será o responsável pela aplicação da Prova Nacional Docente (PND) em 2025, processo unificado para o ingresso de professores nas redes públicas de ensino. A seleção é um dos eixos do programa Mais Professores para o Brasil, lançado nesta semana pelo governo federal. Uma portaria a ser publicada pelo MEC regulamentará a PND. 

A primeira aplicação da prova deverá ocorrer em novembro, sob a matriz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade Licenciaturas), o qual, desde a edição de 2024, tem foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. 

A PND será aplicada anualmente. As redes públicas de ensino poderão optar por utilizar os resultados da prova como mecanismo único ou complementar de seleção dos docentes. A estimativa é de que mais de 1,8 milhão de professores se inscrevam na prova até o ano de 2030. A aprovação no processo seletivo não será equivalente a uma certificação para o ofício, mas poderá ser usada como forma de ingressoentre outras, nas redes de ensino. 

.
.
Processos seletivos – A Prova Nacional Docente não substituirá os concursos públicos, mas é uma estratégia para o aprimoramento da qualidade da formação docente no país. Um dos objetivos é preencher as lacunas, no que diz respeito aos processos seletivos voltados a professores, tendo em vista que, em média, os concursos públicos ocorrem a cada 7,5 anos nas redes municipais e a cada 5 anos nas estaduais. 

Enade Licenciaturas – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade Licenciaturas é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica e prática vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital. O modelo do exame foi reformulado em 2024 para aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. Além das provas teóricas, já comumente realizadas, o Inep acrescentou uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. Essa avaliação ocorre durante o estágio supervisionado do estudante de licenciatura. 

Mais Professores  Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes na aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. O programa prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia LicenciaturasBolsa Mais ProfessoresPortal de FormaçãoProva Nacional Docente e ações de valorização profissional. A estimativa é atender 2,3 milhões de docentes em todo o país. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...