terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Fundação Catarinense de Cultura realiza vistoria na Catedral

 

Ações emergências como fechamento da rua e colocação de tapumes serão realizados, além da elaboração de projeto de reparo e restauração

Um técnico da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizou, na tarde desta terça-feira (21 de janeiro), uma vistoria na Catedral Diocesana de Lages.  Ações emergenciais visando a segurança das pessoas como o fechamento da rua lateral, a colocação de tapumes e correção de infiltrações da estrutura também serão realizadas. A vistoria também apontou a necessidade da elaboração de um projeto para restauração e manutenção permanente da Catedral. O prédio da prefeitura, o casarão Juca Antunes, entre outras edificações históricas, também foram visitadas pelo técnico.

A prefeita Carmen Zanotto, que acompanhou a vistoria, reforçou a necessidade de priorizar a segurança da população, enquanto a solução definitiva não é realizada. “A urgência é a segurança no entorno da Catedral, das pessoas que utilizam aquele caminho todos os dias”, afirmou.

A prefeita ainda destacou que o prédio da prefeitura passará por uma manutenção e realçou a importância da visita do técnico da Fundação Catarinense de Cultura. “Temos problemas semelhantes aos da Catedral no prédio da prefeitura. Há anos não ocorre a manutenção necessária. Faremos a lavação do prédio, dentro das normas técnicas necessárias para um bem tombado. A visita do técnico ajudará a dar celeridade a várias demandas”, apontou.

De acordo com o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Lages, Malek Ráu Dabbous, o trabalho da secretaria é auxiliar a prefeitura nos cuidados com o patrimônio histórico, na orientação quanto às medidas para garantir a segurança da população e nos demais encaminhamentos junto à Fundação Catarinense de Cultura. “A catedral não é do município, mas a SEPLAM presta apoio e suporte porque entende a relevância do edifício para a comunidade. Infelizmente, o restauro só é necessário quando a edificação não teve a manutenção apropriada”, afirmou.

A Catedral Diocesana de Lages é patrimônio histórico tombado pelo estado. Por isso, a necessidade de um parecer técnico da Fundação Catarinense de Cultura. Após a elaboração do projeto, será necessária a captação de recursos junto a programas e órgãos especializados em recuperação do patrimônio histórico, para a posterior execução do restauro e manutenção.

Texto: Glaucir Borges
Fotos: Fábio Pavan


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...