terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Prova Nacional melhora a qualidade de professores efetivos

 Exame nacional será realizado anualmente e poderá ser utilizado pelas redes estaduais e municipais na seleção para o ingresso na docência. Iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil

Como parte das ações voltadas aos professores, o Ministério da Educação (MEC) realizará a Prova Nacional Docente (PND)um exame criado para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 

A realização da Prova Nacional está alinhada ao artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e à Estratégia 18.3 do Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com o MEC, os processos de seleção para professores enfrentam desafios relacionados à frequência e à qualidade. Em média, os concursos públicos ocorrem a cada 7,5 anos nas redes municipais e a cada 5 anos nas redes estaduais.  

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame deve subsidiar as redes de ensino na seleção dos profissionais: “Queremos uniformizar e qualificar a seleção de professores em todo o Brasil, respeitando a autonomia dos estados e municípios”. O ministro explicou que o MEC planeja abrir o prazo para adesão das redes à PND em fevereiro e a prova deve ser aplicada em novembro. 

A PND ocorrerá anualmente, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estados e municípios poderão utilizá-la em seus processos de seleção de professoresO funcionamento da PND se dará da seguinte forma: o MEC abrirá o prazo para adesão de estados e municípios; em seguida, as redes publicarão seus processos seletivos com indicação do uso da nota da Prova Nacional. O Inep abrirá, então, as inscrições para o exame, depois divulgará a lista de redes que aderiram e os docentes interessados se inscreverão. O instituto aplicará a prova e, posteriormente, divulgará os resultados. 

Mais Professores  Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.  

O programa prevê, além da Prova Nacional Docente, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais ProfessoresPortal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...