quinta-feira, 30 de junho de 2022

Iniciadas as atividades do Programa das Escolas Cívico-Militares (PECIM) na EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques, em Lages

 

A EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques, localizada no bairro Centenário, iniciou oficialmente na manhã desta quarta-feira (29 de junho), as atividades do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)

A Escola Municipal de Educação Básica Professor Antonio Joaquim Henriques iniciou oficialmente as atividades relacionadas ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) com a solenidade realizada nesta quarta-feira (29). O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Ceron, da secretária da Educação, professora Ivana Michaltchuk, demais membros do colegiado municipal, vereadores, representantes do bairro e comunidade escolar.

O ato também apresentou os militares designados para atuação direta nas atividades na unidade de ensino e que tem o compromisso de apoiar a organização da rotina escolar, no desenvolvimento de atividades cívicas, na redução do abandono e evasão, bem como na diminuição da violência escolar. Sendo os seguintes militares: Tenente Coronel Tostenes Costa Lobo; Capitão Paulo Deon Coelho; Segundo Sargento Antonio Claudio Ribeiro e Segundo Sargento Paulo César Ribeiro de Souza.

Os militares designados serão apoio no acolhimento e organização dos estudantes nas entradas e saídas dos turnos, nos intervalos das atividades, além disso, colaborarão em projetos educativos extraclasses e na busca ativa dos estudantes. “As ações deste programa ajudarão a criar um senso de cidadania aos estudantes e isso contribuirá significativamente para termos futuros cidadãos de bem e que podem fazer mais pela sua comunidade”, comenta o prefeito Antonio Ceron.

As ações do PECIM visam implementar um conceito de gestão nas áreas: educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a efetiva e ativa participação do corpo docente e dos estudantes. Desse modo, a unidade de ensino permanece sendo administrada pela equipe diretiva escolhida pela administração municipal e seguindo os encaminhamentos didático-pedagógicos do Sistema Municipal de Educação de Lages, passando a contar com a assessoria dos militares designados.

“O trabalho coletivo que será desenvolvido pelos militares e equipe diretiva visa principalmente a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes. A EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques possui atualmente 420 estudantes e serão parte do PECIM os jovens matriculados nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental”, explica a secretária da Educação, professora Ivana Michaltchuk.

 

Texto: Gustavo Cezar Waltrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...