segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Matéria e Energia

 

O universo é feito de matéria e energia.

Matéria – qualquer coisa que tem massa e ocupa espaço – é bastante simples e fácil de entender, mas a energia é um pouco mais abstrato.

Na física, a energia é a capacidade de fazer o trabalho, ou a capacidade de mover-se ou provocar a transformação da matéria. Com efeito, a quantidade de energia algo tem se refere à sua capacidade de fazer as coisas acontecerem.

Energia tem algumas propriedades importantes. Por um lado, a energia é sempre “conservada” – que não pode ser criada ou destruída. Ela pode, no entanto, ser transferidos entre objetos ou sistemas pelas interações das forças. Por exemplo, a energia em vegetais é transferido para as pessoas que as digerem.

Outra propriedade da energia é que ela possui vária formas, e pode ser convertida de uma forma para outra. As duas formas mais comuns ou básicas de energia são energia cinética e energia potencial.

energia cinética é a energia do movimento. A bola tem energia cinética quando ela voa através do ar – possui a capacidade de fazer trabalho uma vez que age sobre outros objetos com os quais colide.

Energia potencial é um tipo de energia armazenada que os objetos têm devido a sua posição ou configuração. Um copo em uma tabela possui energia potencial; se você bater o copo em cima da mesa, a gravidade irá acelerar o cálice, e sua energia potencial irá converter em energia cinética.

Muitos outros tipos de energia existem, incluindo elétrica, química, térmica e eletromagnética nuclear.

No início do século 20, os cientistas teorizaram que massa e energia estão intimamente ligados. Albert Einstein descreveu esta chamada equivalência massa-energia com a sua famosa equação E = mc2, onde “E” significa “energia”, “m” significa “massa” e “c” é a velocidade da luz.

Energia – Definição

Medida da capacidade de um organismo ou sistema para fazer o trabalho ou produzir uma mudança, expressa geralmente em joules ou quilowatts-hora (kWh). Nenhuma atividade é possível sem energia e seu montante total no universo é fixo. Em outras palavras, não pode ser criado ou destruído, mas apenas pode ser mudado de um tipo para outro.

Os dois tipos básicos de energia são:

1) Potencial: energia associada com a natureza, posição ou estado (como a energia química, energia elétrica, energia nuclear).
2) Energia Cinética:
 a energia associada com o movimento (como um carro em movimento ou uma roda giratória).

Matéria e Energia – Química

A Química estuda as transformações que envolvem matéria e energia.

A matéria

Denomina-se matéria tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. Podemos citar como exemplos de matéria a madeira, o ferro, a água, o ar e tudo o mais que imaginemos dentro da definição acima. A ausência total de matéria é o vácuo. Denomina-se corpo qualquer porção limitada de matéria, por exemplo uma tábua de madeira, uma barra de ferro, um cubo de gelo. Denomina-se objeto todo corpo que, devido à sua forma, se presta a determinada finalidade ou uso, como uma cadeira, uma faca ou um martelo.

Propriedades da matéria: Propriedades são uma série de características que, em conjunto, definem a espécie de matéria.

Podemos dividi-las em 3 grupos: gerais, funcionais e específicas.

1. Propriedades gerais

São as propriedades inerentes a toda espécie de matéria.

Massa: é a grandeza que usamos como medida da quantidade de matéria de um corpo ou objeto.
Extensão: 
espaço que a matéria ocupa, seu volume.
Impenetrabilidade:
 é o fato de que duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Divisibilidade: 
toda matéria pode ser dividida sem alterar a sua constituição (até um certo limite).
Compressibilidade: 
o volume ocupado por uma porção de matéria pode diminuir sob a ação de forças externas.
Elasticidade
: se a ação de uma força causar deformação na matéria, dentro de um certo limite, ela poderá retornar à forma original.

2. Propriedades funcionais

São propriedades comuns a determinados grupos de matéria, identificadas pela função que desempenham. A Química se preocupa particularmente com estas propriedades. Podemos citar como exemplo de propriedades funcionais a acidez, a basicidade, a salinidade de algumas espécies de matéria.

3. Propriedades específicas

São propriedades individuais de cada tipo particular de matéria:

Organolépticas: são aquelas capazes de impressionar os nossos sentidos, como a cor, que impressiona a visão, o sabor e o odor, que impressionam o paladar e o olfato respectivamente, e a fase de agregação da matéria, que pode ser sólida (pó, pasta), líquida ou gasosa e que impressiona o tato.

Químicas: são propriedades responsáveis pelos tipos de transformação que cada matéria é capaz de sofrer. Por exemplo, o vinho pode se transformar em vinagre; o ferro pode se transformar em aço, mas o vinho não pode se transformar em aço nem o ferro em vinagre.

Físicas: são certos valores constantes, encontrados experimentalmente, para o comportamento de cada tipo de matéria, quando submetida a determinadas condições. Essas condições não alteram a constituição da matéria, por mais adversas que sejam. Por exemplo: sob uma pressão de 1 atmosfera, a água passa de líquida para gasosa à temperatura de 100°C, sempre.

A energia

Denomina-se energia a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria, por exemplo, na sua posição, fase de agregação ou natureza química. Energia é também tudo o que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações.

Há várias formas de energia: a energia mecânica, que engloba as energias potencial (de posição) e cinética (de movimento), a energia elétrica, a energia química, a energia nuclear e assim por diante.

Propriedades da energia: As propriedades fundamentais da energia são a transformação e a conservação.

1. A transformação

Uma forma de energia pode se transformar em:

Uma queda d’água pode ser usada para transformar energia potencial em energia elétrica.
A energia elétrica se transforma em luminosa quando acendemos uma lâmpada ou em energia térmica quando ligamos um aquecedor.
A energia química se transforma em elétrica quando acionamos a bateria de um carro, e assim por diante.

2. A conservação

A energia não pode ser criada ou destruída.

A Lei da Conservação da Energia diz: sempre que desaparece uma quantidade de uma classe de energia, uma quantidade exatamente igual de outra(s) classe(s) de energia é (são) produzida(s). Quando Albert Einstein formulou a Teoria da Relatividade, mostrou que a massa (portanto a matéria) pode se transformar em energia e que a energia pode se transformar em massa (matéria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...