terça-feira, 24 de maio de 2022

SED LANÇA PROJETO QUE PROMOVE AÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE DIGNIDADE E POBREZA MENSTRUAL

 









A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou uma live de lançamento para o projeto “Segue o fluxo! Absorva essa ideia”, que busca promover ações pedagógicas sobre o ciclo menstrual, dignidade e a pobreza menstrual. A proposta é trabalhar com a comunidade escolar o entendimento da menstruação como um processo natural do corpo, para desmistificar tabus socialmente construídos em torno do tema. O projeto faz parte do programa de distribuição de absorventes a estudantes da rede estadual, aprovado em lei estadual no fim de 2021.

O evento contou com palestra da assistente social e educadora menstrual Samantha Roloff, de Xanxerê. O vídeo foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da SED e pode ser acessado aqui.

Samantha é especialista em saúde coletiva e abordou em sua fala diversos aspectos do estigma da menstruação, envolvendo tabus negativos que condicionam a sociedade a entender a função menstrual como algo vergonhoso, ou que deve ser escondido: “Muitas adolescentes sentem-se envergonhadas a falar sobre o assunto e a desinformação faz com que tenham pouca autonomia sobre escolhas e gestão da sua saúde menstrual. Como consequências, temos o sofrimento emocional, a evasão escolar e riscos à saúde”, pontuou.

live Segue o fluxo 1Na visão da diretora de ensino da SED, Letícia Vieira, o projeto destaca-se pela diversidade de abordagem pedagógica no espaço da escola: “Não podemos permitir que a falta de acesso à informação ou à falta de itens de higiene sejam motivos para a infrequência e a evasão escolar”.

Para a gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares da SED, Beatris Clair Andrade, o projeto amplia a compreensão da menstruação para além do seu aspecto biológico: “Trata-se de mais um campo de atuação da escola, na questão social, uma ação efetiva para criar novas oportunidades de aprendizagem para os estudantes da rede”.

Profissionais destacam iniciativa

A professora Elly Carolina Bergamo, da EEB Mater Dolorum, de Capinzal, em comentário no chat da live, agradeceu a oportunidade de participar e adquirir tanto conhecimento com a palestra: “Parabenizo a organização do programa, a todos que fazem parte da elaboração, realmente é um assunto que precisa ser pensado e orientado”.

A professora Lizandra Rafaela da Silva, da EEB Cecilia Ax, de Presidente Getúlio, afirmou que a conversa foi muito produtiva: “É maravilhoso termos essa compreensão na escola. Encontro muito produtivo! Amei!”.
A professora Patrícia Fernanda Morés Pastre, da EEB Elidia Maria Biezus, de Concórdia agradeceu pelo evento: “Muito obrigada! Foram aprendizados importantes para realizar um trabalho significativo na escola”.

Saiba mais
De acordo com a Lei Estadual nº 18.308, de dezembro de 2021, que institui o programa de distribuição de absorventes a estudantes da rede estadual, a SED também é responsável por desenvolver ações pedagógicas nas escolas que envolvam os temas do ciclo menstrual, dignidade e pobreza menstrual. Para isso, o Núcleo de Prevenção às Violências na Escola (NEPRE) da secretaria desenvolveu o projeto “Segue o Fluxo! Absorva essa ideia”, que envolve ainda a construção de um material orientativo e um calendário de ações que facilitam a compreensão da menstruação como um processo humano e natural. A cartilha está em processo de elaboração e deve ser disponibilizada em breve.

O projeto foi construído pela equipe da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (COED), inserida na Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares (GEMDI), vinculada à Diretoria de Ensino (DIEN) da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...