sexta-feira, 7 de maio de 2021

Caixa Econômica abrirá posto de atendimento no novo Mercado Público Municipal

 

Os cidadãos poderão usufruir dos serviços de dois operadores de caixa para situações rotineiras e de uma mesa de atendimento com a finalidade de tratar assuntos complexos e de maior tempo de desenlace

 

Delineado e aparelhado para equilibrar-se às aspirações do público de Lages e Serra Catarinense em concordância às características e aptidões de natureza regional, o novo Mercado Público Municipal, perto de ter as suas obras concluídas e ser devolvido à sociedade integralmente restaurado e modernizado, com seus traços arquitetônicos frontais preservados, está programado para ser inaugurado no segundo semestre de 2021, e irá fortificar Lages no roteiro de exposição e acesso a produtos coloniais tipicamente serranos, a exemplo de pinhão, queijos, carnes especiais e vinhos, e de lazer e turismo de Santa Catarina. Em sua estrutura de dois pavimentos estarão dispostos 40 boxes, equipada e abastecida com opções de serviços e artigos artesanais com a etiqueta de marcas lageanas, entre cafeteria; confeitaria; chocolateria; fiambreria; bomboniere; vinhos; tabacaria; itens de couro e tradicionalismo; caça, pesca e camping; livraria; souvenirs, restaurante no mezanino; praça de alimentação, e barbearia, além de auditório e palco para espetáculos artísticos e culturais.

Uma das novidades será a instalação de um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal (Caixa) dentro do Mercado Público, para atender os empresários fixados, seus funcionários e clientela. A parceria entre a prefeitura e a instituição financeira foi confirmada e oficializada na quarta-feira (5 de maio), durante encontro com o prefeito Antonio Ceron; vice-prefeito, Juliano Polese; superintendente regional da Caixa, Renato Scalabrin; superintendente executivo local de varejo, Luís Antônio Pacheco de Andrade, e o gerente geral de rede da Caixa Econômica em Lages, Almir Turra. O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori (Joinha), e o executivo de Turismo e responsável pela implantação do Mercado Público, Amauri Bacci, iniciaram, em ocasiões antecedentes, os diálogos de tratativas para que esta união entre o Município e a Caixa fosse consolidada.

Os cidadãos poderão usufruir dos serviços de dois operadores de caixa para situações rotineiras e de uma mesa de atendimento com a finalidade de tratar assuntos complexos e de maior tempo de desenlace. O ponto estará situado logo na entrada do Mercado Público, no térreo, box 20. O funcionamento começará simultaneamente à abertura dos demais espaços do Mercado.

No posto de atendimento serão prestados os serviços de recebimento do pagamento de boletos e de saques do Programa Bolsa Família, auxílio emergencial e outros benefícios sociais do Governo Federal; retirada do valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), bem como outros trabalhistas e previdenciários; abertura e encerramento de conta corrente e poupança de pessoas físicas e jurídicas; saque; depósito; transferência; consulta de saldo; validação de senha; solicitação de empréstimos consignados, e encaminhamento para emissão de cartão de crédito, entre outros autorizados para esta modalidade estrutural da rede de atendimento para operações bancárias.

Neste posto não será possível apostar e comprar jogos, como é comum nas casas lotéricas dos sorteios das Loterias Caixa. Estão em andamento, junto à empresa gestora dos caixas eletrônicos de praticamente todas as agências bancárias de Lages, as conversas sobre a disponibilidade de um dispositivo deste tipo no posto de atendimento.

Em relação ao estacionamento, para contemplar maior número de pessoas será expandida a abrangência do estacionamento rotativo eletrônico (Área Azul), que atualmente é até a rua Otacílio Vieira da Costa, e será estendida até a avenida Belizário Ramos (Carahá). Está em estudo uma parceria com a Associação Empresarial de Lages (Acil) para o propósito de acomodar veículos de clientes e visitantes do Mercado Público.

Lages ganhará um Mercado Público para estrelar uma nova fase da cidade paralelamente à revitalização do Centro. “A Caixa vem somar ao grupo de empreendedores no Mercado Público. O esforço do Poder Público e a expectativa das pessoas serão recompensados quando o Mercado Público Municipal estrear e estar em plena atividade, para orgulho de todos nós. Será um recurso de atrativo ímpar e excepcional de valorização do produtor local e se segue o otimismo da comunidade em querer bem as coisas da nossa terra”, qualifica o prefeito Antonio Ceron.

Já o executivo de Turismo e responsável pela implantação do Mercado Público, Amauri Bacci, comenta que, “todos os trâmites para termos um novo Mercado Público foram rigorosamente obedecidos e logo teremos o prazer de entregar para os lageanos um ambiente cativante e convidativo”.

 

Está em curso prazo para interessados nos 23 boxes

 

Permanece aberto o processo licitatório de concorrência pública do tipo maior oferta financeira por box pretendido, por intermédio do edital nº: 01/2021/Processo nº: 54/2021, com a finalidade da concessão onerosa de uso de bens públicos relacionada mais especificamente a 23 espaços comerciais denominados boxes do Mercado Público Municipal. O edital regulamenta a programação do certame de licitação para o dia 11 de maio deste ano e com este processo estará encerrada a concessão de todos os 40 boxes previstos.

Deverão ser entregues, pelos participantes, até as 14h do dia 11 de maio, dois envelopes. O nº: 1 terá de conter a documentação de habilitação e, no segundo envelope, a proposta. O documento completo (edital) pode ser acessado em https://licitacoes.lages.sc.gov.br/detalhe&edital=1532.

 

São 3.600 metros quadrados de área edificada e R$ 6,3 mi aplicados

 

As obras estruturais e arquitetônicas do Mercado Público partem de um investimento de R$ 6,3 milhões, e são executadas pela prefeitura de Lages em convênio com o Governo do Estado, através de empreiteira contratada, a Terra Engenharia Ltda. O Mercado Público possui 3.600 metros quadrados de área construída, destes, quase dois mil metros quadrados da ala nova. Os trabalhos compreenderam a ampliação de três baias, junto a uma praça de alimentação com um pequeno auditório e palco para apresentações artísticas e culturais, ocupando antiga área de estacionamento.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Greik Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...