quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

No dia 1º de março serão abertas as inscrições para a 2ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense

Com enfoque principal na escola pública, o Ficasc fez e fará também exibições de cinema e outras atividades voltadas para pessoas em situação de rua, deficientes visuais e auditivos e idosos
A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (Ficasc) está batendo à porta, e no dia 1º de março serão iniciadas as inscrições de filmes pelo site www.ficasc.com.br, prosseguindo o prazo até 1º de maio. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural de Lages (FCL), além de empresas e entidades patrocinadoras, a exemplo do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura. Em 2019, parte das exibições aconteceu em escolas públicas municipais.
A programação é gratuita e será esmiuçada entre 14 e 19 de setembro de 2020, envolvendo artistas de Lages, São Joaquim e Urubici. O contato para esclarecer dúvidas é por e-mailfestivalficasc@gmail.com.
O Ficasc objetiva promover, por intermédio do cinema socioambiental, uma reflexão na sociedade contemporânea sobre temas ambientais considerados de extrema urgência e relevância. “O Festival não se limita meramente a exibir filmes, mas através deles promover uma ampla discussão nos mais variados setores da sociedade, levando conhecimento e entretenimento a crianças, jovens e adultos”, conforme descreve o site do evento. Além disto, reconhecer a relevância dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. O Ficasc atendeu, em sua primeira edição, a educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e ação contra a mudança global do clima. 
Curadoria
Nesta segunda edição, o Ficasc, bem como percorrer os mais diferentes festivais de cinema do mundo em busca de filmes de excelência, abrirá inscrições através do site para que diretores e produtores de cinema possam inscrever seus trabalhos para serem exibidos durante o evento.
Premiação
O Ficasc tem como proposta a não realização de mostras competitivas. “O grande prêmio é a divulgação de filmes de excelência que possibilitem amplos debates sobre problemas contemporâneos”, como relata-se no site.
Inclusão social
Desde a primeira edição contempla-se os mais diferentes setores da sociedade serrana. Com enfoque principal na escola pública, o Ficasc fez e fará também exibições de cinema e outras atividades voltadas para pessoas em situação de rua, deficientes visuais e auditivos e idosos.
Texto: Daniele Mendes de Melo, com informações do Ficasc
Imagem: Ficasc/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...