quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Febre Amarela e Coronavírus: Secretaria Municipal de Saúde monitora situação em Lages


Não há motivos para pânico, mas a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está preparada para atender ou identificar possíveis casos destas doenças
Nos últimos dias a imprensa estadual e nacional está destacando os casos de Febre Amarela em Santa Catarina e o novo Coronavírus no mundo e mais recente, três possíveis casos no Brasil (ainda aguardam confirmação): um em Minas Gerais, um no Rio Grande do Sul e outro no Paraná. Em Lages nenhum destes casos tem suspeita ou confirmação até o momento.  
Porém, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais equipamentos públicos estão preparados para atender, identificar e encaminhar os pacientes para o tratamento quando algum sintoma destas doenças for identificado.
De acordo com a secretária Municipal da Saúde, Odila Waldrich, no município as vacinas contra a febre amarela estão disponíveis para quem ainda não se imunizou, na Vigilância Epidemiológica, no Centro, e nas Unidades de Saúde nos bairros. Está disponível também o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O CIVP é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. Somente pessoas que estão viajando com destino ou escala e conexão em países que exigem a vacinação precisam do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
No Estado
Recentemente a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro caso de Febre Amarela em humano neste ano. O paciente está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, unidade referência de infectologia em Santa Catarina. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) confirmou o diagnóstico para a doença. O homem de 47 anos é morador do município de São Bento do Sul, Planalto Norte, e não tem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
Febre amarela em SC
A Febre Amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. A vacinação é a melhor forma de se proteger da doença. A vacina é gratuita. É importante ressaltar que a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 95% do público-alvo. Até o momento, a cobertura vacinal do Estado está em 84%, porém muitos municípios estão abaixo desse percentual.
Coronavírus
Com relação ao novo Coronavírus a Saúde Municipal de Lages está em alerta. Até o momento, não há casos suspeitos em Santa Catarina. No entanto, a Secretaria da Saúde Estadual já ativou o plano de contingência para Síndrome Respiratória Aguda Grave o que significa que o Estado está preparado para atender e identificar casos suspeitos.
Medidas de prevenção contra o Coronavírus: lavar as mãos com água e sabão com frequência; evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Informações: Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado  
Texto: Ari Junior
Foto: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...