quarta-feira, 29 de junho de 2016

Alunos participam de oficinas sobre água no Centro Ambiental



O Mês do Meio Ambiente em Lages contou com diversas atividades voltadas à preservação e cuidados com o ecossistema. Depois de abordar sobre os diferentes tipos de solo e suas tonalidades, a oficina desta semana colocou a água em foco. Desde segunda (27) até esta quarta-feira (29) foi realizada no Centro Ambiental Ida Schmidt, no parque Jonas Ramos (Tanque). Alunos de várias instituições particulares, estaduais e municipais foram convidados.
O grupo desta quarta-feira foi de alunos do sexto ao nono ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cel. Manoel Thiago de Castro. A oficina foi ministrada pelos universitários Letícia Dias, Bruna Cherobin e Jakson Kirsten Júnior, da sétima e oitava fase do curso de engenharia ambiental e sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Os alunos vivenciaram na prática os ciclos da água na natureza e sua relação com o meio ambiente e os centros urbanos. Foram apresentadas maquetes confeccionadas pelos universitários. Uma delas é sobre a bacia hidrográfica do rio Caveiras e outra sobre o processo realizado em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).“Nossa intenção é mostrar a importância da água limpa para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, de forma prática, para que eles (alunos) entendam melhor”, diz Letícia.
Depois, visualizaram os diferentes tipos de solo e como acontece a infiltração da água em cada um, seja arenoso, argiloso, coberto com vegetação nativa ou pelo asfalto. “Com o crescimento das cidades e o volume de calçamentos, impermeabilizando o solo, fica mais difícil a água escoar, provocando muitas inundações, por isso é importante ser coberto por alguma vegetação”, explica Bruna.
Os estudantes sanaram dúvidas e aprenderam de forma visual todos esses processos. Conheceram de perto um pluviômetro, aparelho de meteorologia, usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local, muito usado em estações meteorológicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...