Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Alunos participam de oficinas sobre água no Centro Ambiental



O Mês do Meio Ambiente em Lages contou com diversas atividades voltadas à preservação e cuidados com o ecossistema. Depois de abordar sobre os diferentes tipos de solo e suas tonalidades, a oficina desta semana colocou a água em foco. Desde segunda (27) até esta quarta-feira (29) foi realizada no Centro Ambiental Ida Schmidt, no parque Jonas Ramos (Tanque). Alunos de várias instituições particulares, estaduais e municipais foram convidados.
O grupo desta quarta-feira foi de alunos do sexto ao nono ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cel. Manoel Thiago de Castro. A oficina foi ministrada pelos universitários Letícia Dias, Bruna Cherobin e Jakson Kirsten Júnior, da sétima e oitava fase do curso de engenharia ambiental e sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Os alunos vivenciaram na prática os ciclos da água na natureza e sua relação com o meio ambiente e os centros urbanos. Foram apresentadas maquetes confeccionadas pelos universitários. Uma delas é sobre a bacia hidrográfica do rio Caveiras e outra sobre o processo realizado em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).“Nossa intenção é mostrar a importância da água limpa para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, de forma prática, para que eles (alunos) entendam melhor”, diz Letícia.
Depois, visualizaram os diferentes tipos de solo e como acontece a infiltração da água em cada um, seja arenoso, argiloso, coberto com vegetação nativa ou pelo asfalto. “Com o crescimento das cidades e o volume de calçamentos, impermeabilizando o solo, fica mais difícil a água escoar, provocando muitas inundações, por isso é importante ser coberto por alguma vegetação”, explica Bruna.
Os estudantes sanaram dúvidas e aprenderam de forma visual todos esses processos. Conheceram de perto um pluviômetro, aparelho de meteorologia, usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local, muito usado em estações meteorológicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário