sexta-feira, 29 de abril de 2016

Defesa Civil entrega fogão e geladeira para família vítima de incêndio

Defesa Civil entrega fogão e geladeira para família vítima de incêndio

O secretário executivo da Defesa Civil, Jacques Alves, e o agente José Flores, entregaram um fogão e uma geladeira, doados por voluntários, na tarde desta sexta-feira (29), a família da dona de casa Franciele Cristina Borges de Moraes, vítima de um incêndio, quarta-feira (27), pelas 11h, que devastou mais de 60% da moradia. A casa era de alvenaria e mista com madeira, localizada na rua Marechal Arthur da Costa e Silva, bairro Caravágio.
A habitação possuía cerca de 40 metros quadrados. O trabalho de combate ao incêndio durou 25 minutos. Apesar de estarem todos dentro da casa na hora do sinistro, ninguém ficou ferido. A Defesa Civil encaminhará barracas especiais para abrigar a família, provisoriamente. Telhas com quatro milímetros também serão entregues. “As crianças estão precisando muito de roupas de inverno, pois as suas foram queimadas. A família está ocupando as peças minúsculas que restaram, todos juntos. A Defesa Civil está ajudando os moradores naquilo que é possível”, pontua Jacques.
Franciele Cristina, 36 anos, diz que passou pela experiência mais triste de sua vida: ter de socorrer, contra o tempo, os quatro filhos, sendo três meninas e um menino (15, 12, 10 e 7 anos) que estavam dentro da casa na hora do incêndio. Segundo a certidão de ocorrência, emitida pelos bombeiros, em que Franciele relata o ocorrido, um pau de lenha teria se deslocado de dentro do fogão e caído, ao lado do sofá, iniciando o fogo que consumiu móveis, eletrodomésticos, televisores, peças de vestuário, roupas de cama, mesa e banho, e alimentos. O roupeiro está molhado e inservível se movido do lugar.
Foram destruídos sala, cozinha e o quarto do casal. Restou em pé somente o banheiro e poucas paredes, as pertencentes aos quartos das meninas e do garoto, onde estão abrigados o mínimo que sobrou e os donativos que voluntários têm enviado à família. As refeições são preparadas e servidas na casa da sogra de Franciele. Um dos quatro filhos, a garota de 12 anos, cadeirante devido a paralisia cerebral, foi retirada às pressas e levada à residência da avó paterna, bem em frente à casa queimada, no mesmo lote. “Eu coloquei lenha no fogão e fui trocar a fralda da minha filha. Foi quando tudo aconteceu”, relembra Franciele.
Roupas de vestuário e de cama, bem como fraldas e itens de alimentação, a exemplo de leite, têm sido as doações mais enviadas. A família foi visitada por profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O esposo de Franciele, Juliano Zanchetta, 34, que mantém a família com renda obtida de serviços esporádicos de pedreiro, acompanhou a equipe da Defesa Civil nesta sexta.
Toda ajuda é bem-vinda
A família necessita de ajuda. Não restou nem uma peça de louça. Uma pia de cozinha também está fazendo falta. Contatos podem ser feitos pelo telefone 3224-6032 (Alda - sogra de Franciele). Para conhecer ou entregar donativos à família basta se dirigir à rua Marechal Costa e Silva pela avenida 1º de Maio, sentido rótula de acesso ao bairro Popular, virar à esquerda, em frente a uma estofaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...