segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Famílias celebram a promoção à saúde

Cabe ao município fazer eventos que envolvam toda a comunidade, principalmente voltado à promoção da saúde. É muito gratificante ver pessoas de todas as idades com o propósito de melhoria da qualidade de vida.” Toni Duarte
 
A avenida Belizário Ramos foi tomada pela multidão que no fim das provas foi recebida com água, frutas e medalhas de participação (Foto: Sandro Scheuermann)
 
A terceira edição do Desafio Semasa de Corrida e Caminhada na Carahá, que aconteceu no domingo (29), ficou marcada pela representatividade da família lageana na promoção de saúde e na busca por qualidade de vida. Cerca de 1.500 pessoas participaram. A saída aconteceu às 10h e durante o percurso, tanto para as corridas de cinco e dez quilômetros bem como para a caminhada de três quilômetros, os exemplos de boa vontade e superação dos próprios limites fizeram do Desafio Semasa um sucesso. “Cabe ao município fazer eventos que envolvam toda a comunidade, principalmente voltado à promoção da saúde. É muito gratificante ver pessoas de todas as idades com o propósito de melhoria da qualidade de vida”, destaca o vice-prefeito Toni Duarte.
A avenida Belizário Ramos (Carahá) foi tomada pela multidão que no fim das provas foi recebida com água, frutas e medalhas de participação. De acordo com o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), José Maximiliano Cappelletti Batalha (Capela), o sentimento da equipe organizadora era de satisfação e dever cumprido. “Cada participante fez do Desafio Semasa um megaevento e ao mesmo tempo percebemos a carência que Lages apresenta quanto à realização de atividades físicas. Nosso dever enquanto cidadãos e agentes públicos é promover novos encontros como esse. Está valendo a pena e mais uma vez conseguimos acertar na programação”, diz.

Superando limites
Pessoas de 0 a mais de 100 anos participaram do Desafio num domingo marcado pela confraternização do dia em família. A madrinha do evento, Doralice Correia de Oliveira, 103 anos, participou mais uma vez. Já a aposentada Nilza da Silva, 71 anos, estreou no Desafio e garantiu presença nos próximos. “Vim participar com meu filho, neta e bisneto. Vou caminhar até onde eu conseguir. Não ia deixar de prestigiar, até porque pratico exercícios e faço caminhadas regularmente, como forma de me manter na ativa e não deixar o sedentarismo me pegar”, afirma.
Os exemplos de superação não param. Prova disso é a disposição do para-atleta Antônio Clodoardo Chaves (Caio), que levou os três filhos e um sobrinho para auxiliá-lo na disputa dos cinco quilômetros. Ele pratica esportes há sete anos e coleciona títulos. Caio é tetracampeão brasileiro de lançamento de disco e está concorrendo ao prêmio Instituto Guga Kuerten. “O reconhecimento é muito importante para minha carreira, sendo que eu sou relativamente novo no esporte, mas o fato de ter sido lembrado e estar concorrendo junto aos melhores já me faz vencedor, apesar de todas as dificuldades e limitações”, conta.
É a segunda vez que o para-atleta participa do Desafio Semasa e destaca a corrida como uma experiência nova, cheia de obstáculos a serem superados. “Me inscrevi na caminhada, mas o espirito de competição falou mais alto e comecei a correr. Com o auxílio dos meus filhos consegui completar o percurso; formamos uma boa equipe e isso me deixa feliz”, reitera.

Vencedores da corrida de cinco quilômetros - feminino
1º lugar: Elisangela Ferreira de Oliveira
2º lugar: Rosa Padilha
3º lugar: Pamela Odorizzi

Vencedores da corrida de cinco quilômetros - masculino
1º lugar: Jurandyr Couto Junior
2º lugar: Lucas Nunes
3º lugar: Marcos Antonio Odorizzi Filho

Vencedores da corrida de dez quilômetros - feminino
1º lugar: Janete Tedesco
2º lugar: Nair da Rosa
3º lugar: Franciele

Vencedores da corrida de dez quilômetros - masculino
1º lugar: Jurandir Reinaldo Pinto de Jesus
2º lugar: Joel Sychocki
3º lugar: Laurindo Nunes Neto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...