quinta-feira, 27 de março de 2025

Decreto nacional atualiza regras para famílias unipessoais participarem do Programa Bolsa Família

 

Alterações visam aumentar o controle sobre o Programa, principalmente no que diz respeito ao combate a fraudes e à melhoria dos critérios de acesso aos benefícios sociais

Um novo decreto do Governo Federal atualiza as regras para famílias unipessoais ingressarem no Programa Bolsa Família. O decreto nº: 12.417 exige uma entrevista presencial às famílias unipessoais e a possibilidade de exclusão de beneficiários que não cumpram com os novos critérios.

Para o Cadastro Único (CadÚnico), uma família é o grupo de pessoas morador em um mesmo domicílio e compartilhador das mesmas rendas e despesas. Família unipessoal significa quando esta família é composta por apenas uma pessoa. Ou seja, se a pessoa mora sozinha, faz parte de uma família unipessoal.

Localmente, pela Secretaria Municipal da Assistência Social, as cidadãs e cidadãos podem inscrever-se no CadÚnico, um dos principais instrumentos utilizados pelo Governo Federal para definir quem tem direito aos programas sociais, como o Bolsa Família. O novo decreto enfatiza a importância da atualização e da precisão dos dados no Cadastro Único (CadÚnico), servindo como a base ao cálculo da elegibilidade dos beneficiários.

A implantação destas novas regras também ajudará a combater as fraudes ainda detectadas no sistema. “Este novo decreto, com processo de verificação e a obrigatoriedade da entrevista presencial para famílias unipessoais, é uma forma de garantir que somente as pessoas realmente necessitadas do benefício continuem a recebê-lo”, salienta a prefeita Carmen Zanotto.

Mudanças em favor da transparência e justiça social. “A medida integra o processo de averiguação cadastral de 2025 e tem como objetivo reforçar a verificação das informações declaradas, contribuindo para uma gestão mais eficiente do Programa”, observa a secretária interina da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.

A exigência não está aplicada a famílias unipessoais indígenas, quilombolas ou em situação de rua. Pessoas participantes do Programa Bolsa Família, membros de famílias unipessoais, devem comparecer à Assistência Social de Lages, localizada na Praça João Ribeiro, nº: 37, Centro, para realização da atualização no CadÚnico.

Texto: Samuel Gonçalves

Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...