quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Trânsito: Interdição de parte da via e toda a calçada de um dos lados da rua Frei Gabriel deve ter maior atenção com a volta à rotina escolar a partir dos próximos dias

 

Município enviou ofícios a instituições públicas e privadas de ensino e de atendimento a públicos específicos, como a Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), com a finalidade de prestar recomendações e buscar auxílio a respeito da conscientização do público: Colégio Santa Rosa, Colégio Bom Jesus, Escola Vidal Ramos e Cedup Renato Ramos da Silva

O acidente com a queda de uma pedra ornamental de uma das duas torres da Catedral Diocesana sobre a calçada e pista de rolamento da rua Frei Gabriel, em janeiro deste ano, sinistro em que não houve vítimas e danos materiais a terceiros em razão da movimentação de fragmentos, torna salutar informar à população de Lages sobre a interdição da área próxima ao local, reconhecida pelo alto fluxo diário de travessia de veículos e pedestres no endereço central. A prefeitura de Lages, por intermédio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e a Diretoria de Trânsito (Diretran) priorizam a segurança da comunidade de maneira permanente.

A instalação de tapumes evita que, em caso de uma nova eventual ocorrência, peças não atinjam pessoas ou carros. Com a resguarda do espaço, a programação de celebrações de novenas e missas no ambiente interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres permanece em normalidade. Cavaletes e cones de sinalização de trânsito delimitam o lugar para tráfego de veículos a caminho de outras ruas e avenidas em sentido único de direção e servem de aviso a transeuntes.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), responsável pela estrutura física da Catedral, encaminhou profissional técnico para vistoria e emissão de laudo/parecer sobre as condições.

A Diretoria de Trânsito (Diretran) esclarece: A interdição ocorre no meio da quadra da rua Frei Gabriel, entre a a praça João Ribeiro e a rua Lauro Müller. Foi necessário realocar as faixas de rolamento, permitindo o fluxo dos veículos, sem a possibilidade de criação de uma área destinada ao trânsito de pedestres ao lado dos tapumes. Assim, optou-se por interditar toda a calçada lateralmente à Catedral, eliminando o risco de passagem de pedestres no meio da quadra, diante do perigo à integridade física com a troca de percurso fora da faixa de pedestre.

Desta forma, orienta-se aos cidadãos, em sentido da contramão dos carros, em direção de subida à Catedral, atravessar na faixa de pedestre junto ao semáforo de cruzamento com a rua Lauro Müller, passando para a rua Frei Gabriel e, depois, retorno à Praça João Ribeiro (Praça da Catedral), ou simplesmente utilizar o lado oposto, pela rua Alves de Brito (acesso ao estacionamento da Prefeitura).

Os tapumes estão em montagem pela Secretaria de Obras e a sinalização (pintura) de dispositivos horizontais visuais de alerta está em processo de reforço na tarde desta quarta-feira (5 de fevereiro). Seguem os trabalhos de sinalização. A via está fechada em meia pista (pois é dupla) e será liberada no período vespertino desta quarta.

Em resumo: Com o aumento do número de veículos no período de volta às aulas e para impedir o represamento do trânsito, a prefeitura realocou as faixas de rolamento para poder haver duas faixas e realocou as vagas de táxis e algumas de motocicletas. Com esta medida, a calçada estará interditada em toda a sua lateral da Catedral. As pessoas deverão, preferencialmente, utilizar a calçada entre a Catedral e a prefeitura, ou atravessar na faixa de pedestre abaixo do semáforo com a rua Lauro Müller, usar o outro lado da via e retornar na faixa de pedestre em frente à Catedral.

Cuidados redobrados na volta às aulas

As duas escolas situadas nas adjacências da rua Frei Gabriel terão seu retorno escolar para o início do ano letivo de 2025 a crianças e adolescentes a partir da próxima sexta-feira (7 de fevereiro) - Santa Rosa - e segunda-feira (10 de fevereiro) - Bom Jesus. Automaticamente, a presença de veículos e pessoas aumenta significativamente nestes endereços.

O Município enviou ofícios a instituições públicas e privadas de ensino e de atendimento a públicos específicos, localizadas nas proximidades, a exemplo da Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), com a finalidade de prestar recomendações e buscar auxílio a respeito da conscientização do público: Colégio Santa Rosa, Colégio Bom Jesus, Escola de Educação Básica (E.E.B.) Vidal Ramos e Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva.

Primordial cada detalhe para proteger a comunidade. “Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos a compreensão da sociedade. Por fim, aproveitamos a oportunidade e solicitar que as escolas orientem seus alunos e colaboradores acerca das alterações mencionadas, visando a segurança de todos”, acentua o diretor de Engenharia de Trânsito e Sinalização, Ricardo Fonseca Nerbass.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos rua Frei Gabriel: Fábio Pavan

Arte: Divulgação e João Francisco Custódio Maciel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...