sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Miguel, o anjo de asas mágicas em voos debaixo d’água emerge para brilhar - Um mergulho cheio de orgulho e um peito forrado de medalhas douradas

 


A catapulta para o sucesso direto do fundos das piscinas mundo afora - De 2024, atleta colecionou 46 provas disputadas e 46 medalhas de ouro. Fechou o ano como campeão catarinense, campeão Sul-brasileiro e campeão brasileiro Mirim 2. A cereja do bolo foi a aclamação como Melhor Atleta de Natação, pela revista especializada Swin It Up!

O pequeno Miguel Shark Viscardi Neto, de apenas dez anos, mora em Lages e nasceu em Porto Seguro, na Bahia, “por acidente”, como faz questão de comentar a sua mãe, Anna Carolina. Ela estava com viagem marcada para dar à luz em Lages, mas sofreu complicações e a médica a colocou em repouso e a proibiu de viajar.

Filho de Anna Carolina Gomes Hartmann e Marcelo Viscardi, Miguel já nadava mesmo antes de aprender a andar. Começou a treinar para competir, em abril de 2023, na equipe Lucas Oliveira, em Porto Seguro. Hoje em dia treina e compete pelo Caça e Tiro 1° de Julho/Associação Serrana de Natação (Asena).

Miguel é federado por Santa Catarina, mas participa não somente das competições estaduais e do Sul brasileiro, compete em todas as regiões do Brasil e de torneios internacionais.

Em 2024, o atleta participou de quatro torneios catarinenses. Competiu, ainda, em dois torneios sul-brasileiros, um festival do Sudeste e Meeting Internacional. Foram 46 provas disputadas e 46 medalhas de ouro. Fechou o ano como campeão catarinense, campeão Sul-brasileiro e campeão brasileiro Mirim 2. A cereja do bolo foi a aclamação como Melhor Atleta de Natação em 2024, pela revista especializada Swin It Up!

A temporada 2025 começará em março, com o Festival Nordestino, em Maceió (AL). Neste ano, Miguel competirá em todas as regiões, no Meeting Internacional e em um Festival Internacional, no Chile. A expectativa é que em 2026 tenha índice para participar dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e, em 2027, a chance real do seu primeiro campeonato mundial. E, é claro, as Olimpíadas já estão nos planos. Conta com a parceria da Academia Extreme, responsável por sua preparação física. Apesar dos excelentes resultados, está sem patrocínio.

Sua mãe revela a sensação de dever cumprido com os resultados de Miguel. “Filho da terra é aquele que a escolhe para viver, não aquele que fica por não poder sair!” Miguel é sobrinho do ex-vereador já falecido, Bruno Hartmann, e chegou a comentar: “Mãe, eu amo Lages igual meu tio amava. Sou tão lageano quanto o tio Bruno, que era uruguaianense.”

Sobre a vivência no esporte, ultrapassando fronteiras, as oportunidades construídas. “Viajar o mundo, atravessar países, conquistar prêmios que todo atleta sonha. Posso estar em qualquer lugar do planeta. Mas, depois de tudo, poder voltar para casa e sentir o clima da minha cidade amada, o cheiro de Lages... Esta experiência não tem luxo que pague.”

Texto: Nilton Wolff

Fotos: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...