quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Prefeita Carmen declara situação de emergência em Lages

A medida se fez necessária devido aos danos e prejuízos causados pelas chuvas do dia 31 de dezembro

A prefeita Carmen Zanotto realizou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (02) uma reunião com os novos secretários municipais e membros do colegiado. O encontro teve como objetivo tratar das ações a serem executadas nos primeiros dias de governo. Logo na sequência, a prefeita e secretários receberam no gabinete o Coordenador Regional da Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin para tratar da situação da cidade após o temporal que atingiu Lages na última terça-feira (31).

Devido às fortes chuvas que pegaram os lageanos de surpresa no último dia de 2024, com a ocorrência de vendaval e granizo em alguns bairros da cidade, atingindo e danificando inúmeras residências, a prefeita Carmen Zanotto decretou situação de emergência no município.

O temporal atingiu com maior intensidade a parte alta da cidade, incluindo os bairros Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Vista Alegre e Vila Maria. Cerca de 912 pessoas foram diretamente afetadas, de acordo com o último levantamento divulgado.

"Estamos trabalhando de forma conjunta com a Defesa Civil do Estado, e aqui eu destaco a pessoa do Coordenador Regional, Luiz Falcão, para adotar todas as medidas necessárias e atender a população nesse momento. Com o decreto de emergência o município pode ter acesso aos itens de assistência humanitária e telhas que serão repassadas às famílias atingidas”, destaca a prefeita Carmen.

Ainda na parte da manhã a prefeita, acompanhada do coordenador regional da Defesa Civil, esteve no CRAS do bairro Santa Mônica orientando as equipes a atuarem de forma conjunta com a Defesa Civil do município, no atendimento à população. Representantes da associação de moradores do bairro Santa Mônica também participaram da conversa.

Com a declaração de situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. "Trabalharemos inclusive durante o final de semana no atendimento das famílias atingidas pelo temporal, para que elas possam retomar o mais rápido possível sua rotina", completa a prefeita.

Cadastramento dos atingidos

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, todas as equipes estão nas ruas das regiões afetadas fazendo a entrega das lonas e orientando as pessoas para que entrem em contato com a Defesa Civil pelos telefones (49) 3019-7477, (49) 3019-7479 e também o número do plantão (49) 998-36-1702 e 199, para realizar o cadastro. “Em um primeiro momento fizemos a entrega de aproximadamente quatro mil metros de lona à população. O próximo passo será a distribuição de telhas para que as famílias devidamente cadastradas possam reconstruir as casas que foram afetadas”, afirma.

Após o cadastramento serão feitas as visitações nas residências para que se possa computar os danos e, em seguida, solicitar o material necessário para a reconstrução dos telhados. “Estaremos de plantão hoje e todo o final de semana para fazer o que for preciso para atender a população atingida e, além da distribuição de material e cadastramento, estamos orientando para que as pessoas não subam nos telhados molhados para colocar a lona. É muito perigoso e pode causar um problema maior ainda”, reitera Sargento Ribeiro.

Texto: Silviane Brum com a colaboração de Flávio Fernandes

Fotos: Fábio Pavan


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...