terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Lages terá um Balcão Virtual do Procon

 




Trata-se de uma resolução prática e assertiva para dar celeridade os processos vinculados ao setor

O executivo do Programa de Defesa do Consumidor do Município (Procon), Kevin Calbusch, apresentou ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/SC (OAB) de Lages, Gabriel de Oliveira Antunes, o programa Balcão Virtual do Procon, na manhã desta segunda-feira (13), na sala da OAB do Fórum Nereu Ramos.

O programa, que segue os moldes do Balcão Virtual do Judiciário catarinense, é pioneiro na região para o segmento voltado à defesa dos consumidores e será o elo para o atendimento entre advogados, processos e Procon, como forma de agilizar, de maneira online, as demandas do setor. 

A iniciativa é do executivo do Procon de Lages e a ideia é colocá-lo em prática nos próximos dias. “O método do Balcão Virtual será como um novo canal de comunicação que garantirá agilidade no andamento dos processos jurídicos junto aos consumidores, havendo o contato direto entre os advogados e, em decorrência disso, a resolução dos processos será mais rápida”, explica Kevin Calbusch.

A reunião de hoje foi a primeira tratativa junto à OAB e a intenção é que haja celeridade em cada procedimento administrativo do Procon no Município. “O programa visa resolver os processos por videoconferência e assim evitar ligações ou reuniões presenciais que muitas vezes são desnecessárias”, completa Calbusch. 

O Balcão Virtual do Procon seguirá os moldes do que já é aplicado pelo Poder Judiciário de Santa Catarina, sendo uma iniciativa da OAB/SC que auxilia o exercício da advocacia em todo o Estado. 

De acordo com informações do site da OAB/SC, o Balcão Virtual é uma ferramenta que oferece suporte à advocacia catarinense para o atendimento on-line, com o intuito de resolver demandas cotidianas. “A ideia, trazida pelo executivo do Procon Kevin, é expandir esse modelo para ter uma linha direta com o Procon de Lages, fazendo atendimento totalmente virtual junto ao advogado que geralmente sabe qual é a documentação necessária para entrar com a demanda. Isso agilizará muito os trabalhos”, explica o presidente da OAB de Lages, Gabriel de Oliveira Antunes.

Com agendamento prévio, uma data para o atendimento via videoconferência já será designada com protocolo e retorno digital. “Deste modo vamos facilitar o atendimento e esvaziar também o atendimento presencial, o que facilitará o giro de atendimento do Procon”, reitera Gabriel.

Como se trata de um projeto piloto, a prioridade será para novos processos, uma vez que não há como incluir processos anteriores neste momento. O Procon de Lages está localizado na rua Martinho Nerbass, 29, no Centro e para qualquer dúvida sobre seus direitos, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (49) 3019-7459 ou pelo e-mail procon@lages.sc.gov.br.

 Texto: Silviane Brum

Foto: Marcos Heitor de Carvalho 

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