quinta-feira, 1 de junho de 2023

Lages dá mais um passo e fica cada vez mais próxima da implantação da internet móvel 5G

Com a sanção da Lei 621, o município já tem condições legais para receber a tecnologia

Lages está cada vez mais próxima da implantação da internet móvel 5G no município, a tecnologia que promete revolucionar pela rapidez e eficiência, processando informações de forma muito mais ágil que a convencional, chamada 4G. Nesta quarta-feira (31), o prefeito em exercício, Juliano Polese, sancionou a Lei Complementar 621, que entra em vigor a partir desta data. 

A Lei estabelece normas e procedimentos para a instalação de infraestrutura de suporte às Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR) no município. O ato foi realizado no Orion Parque Tecnológico, com a presença do vereador autor da Lei, Agnelo Miranda, do diretor executivo do Orion, Claiton Camargo, secretários municipais e convidados especiais, entre eles representantes de empresas e startups vinculadas ao Orion Parque.

A partir de hoje, o município terá condições legais para receber a tecnologia 5G. Na Lei constam todos os regramentos de como poderão ser instaladas as antenas, a utilização do solo e critérios de expansão da rede no município, que devem ser seguidos pelas empresas de tecnologia.

A ideia é incentivar também os outros municípios da Serra Catarinense para que todos tenham condições de receber a internet 5G na região. “Lages sai na frente. Na verdade, há mais de um ano estamos discutindo e trabalhando para que essa tecnologia chegue o mais rápido possível para nós. Inclusive no ano passado sediamos, aqui mesmo no Orion Parque, o III Seminário de Tecnologia e Inovação e, naquela oportunidade, já discutimos as questões legais para que o município esteja apto a receber a 5G. A legislação tem um prazo de até 2027 para cidades do porte de Lages receberem a tecnologia, mas a parte legal estando pronta poderemos antecipar este prazo”, afirma o prefeito Juliano Polese.

Nos próximos dias também será sancionada uma lei de incentivo à inovação em Lages, que já está sendo discutida, com a participação da Câmara de Vereadores. No próximo dia 21 de junho será realizada uma audiência pública, requerida também pelo vereador Agnelo, para que até o final do ano a lei seja sancionada, dando mais um passo ao encontro das necessidades dos empreendedores que querem investir no município. “Lages tem uma visão de desenvolvimento tecnológico e isso com certeza irá atrair mais empresas, trazendo emprego e renda, contribuindo para a expansão e diversificação da economia, além do agronegócio e indústrias agroflorestais”, comenta o vereador.

Tecnologia inovadora

A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que chegará ao Brasil com maior alcance e velocidade que promete grande revolução. A nova rede 5G permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos e possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT).

Essa tecnologia permitirá a interconexão de diversos outros equipamentos em casa ou no escritório. A nova tecnologia da internet móvel 5G possibilitará o uso em telefones celulares e gadgets que não são conectados à rede wifi ou internet por cabo.

Ter um aparelho com 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos. Tudo isso pela rapidez e eficiência da tecnologia que processa as informações de forma muito mais ágil.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Ary Barbosa de Jesus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...