quinta-feira, 20 de abril de 2023

Secretaria da Educação promove capacitação sobre escuta especializada

 

Formação atende às exigências da Lei Federal nº: 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência

A Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura de Lages, está promovendo capacitação sobre escuta especializada a respeito da Lei Federal nº: 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. O curso, ministrado pelo psicólogo da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Panatta, e pela representante da Polícia Científica, Fabiane Luciano.

O treinamento começou na quinta-feira (20 de abril) e se estenderá pelos próximos dias, contemplando os professores e as professoras do Sistema Público Municipal de Educação. Neste primeiro instante está em andamento a qualificação das diretoras das unidades de ensino.

O objetivo é preparar os profissionais para lidarem com as crianças e os adolescentes que sofrem com a violência, seja em casa, na comunidade ou na escola. A iniciativa atende às exigências da Lei Federal nº: 13.431.

Na avaliação da diretora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, professora Rita Lang, esse tipo de atividade é muito importante, pois proporciona esclarecimentos e interpretações das legislações referentes à criança e ao adolescente. “Com a capacitação, os profissionais estarão qualificados para dar os encaminhamentos necessários quando se depararem, na escola, com situações de violência envolvendo as crianças e estudantes”, explica. A formação é destinada a todos os profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes, incluindo servidores das secretarias da Saúde e da Assistência Social, segundo a professora Rita.

Texto e fotos: Adecir Morais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...