quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Mapa Cultural de Lages aberto para pesquisas por agentes culturais

 

Fundação Cultural disponibiliza sistema que permite localizar artistas e coletivos de arte e cultura de Lages

Criado em julho de 2020 como recurso para identificação de agentes culturais de Lages durante a pandemia da Covid-19. O Mapa Cultural de Lages é uma ferramenta que teve como origem o requisito do processo de inscrições de projetos culturais que visavam os prêmios da Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc através do edital Chico de Assis I e II promovidos pela Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural (FCL).

Atualmente o Mapa Cultural de Lages conta com mais de 700 cadastros compreendendo artistas e coletivos das sete áreas compreendidas pelo conselho de políticas culturais da cidade, sendo: blocos e escolas de samba, coletivos e tradicionalistas, nativistas e Centros de Tradição Gaúcha, coletivos, atores e atrizes de teatro, de contação de histórias e agentes culturais de danças, musicistas, coletivos e agentes culturais dos movimentos étnicos e do artesanato, profissionais, coletivos e amadores da literatura, da memória e do patrimônio e profissionais, amadores e coletivos das artes visuais e do audiovisual.

Qualquer coletivo, pessoa física ou jurídica pode realizar cadastro no Mapa Cultural, basta acessar o link: cultura.lages.sc.gov.br/gerenciador-artista/ e escolher entre Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e preencher o formulário.

Para que serve um Mapa Cultural?

O Mapa Cultural de Lages é um software livre para gestão cultural e mapeamento colaborativo que permite a gestores, agentes culturais e a todos os cidadãos conhecer, compartilhar e participar da produção cultural de um território. É o ambiente que organiza e possibilita visibilidade para agentes, espaços, eventos e projetos culturais e artísticos na cidade de Lages e região.

A plataforma é alimentada de duas formas:

Pelo poder público, que insere na plataforma informações sobre os equipamentos culturais, programações, eventos e editais oficiais.

Pela população em geral, que se cadastra como agente cultural (individual ou coletivo) e pode divulgar seus próprios dados e programações, se inscrever em editais, se articular em rede com outros agentes.

O Mapa Cultural de Lages foca na colaboração, na descentralização do uso de dados abertos e da transparência. A lógica do Mapa Cultural de Lages é de localização, possibilitando encontrar quem faz ou trabalha com cultura ou arte em Lages.

Como localizar um agente cultural no Mapa?

A partir de agora, produtores, empresas e público em geral podem localizar atores, atrizes, profissionais das artes e cultura diretamente no site da Fundação Cultural de Lages por meio da ferramenta de busca do Mapa Cultural que está no link: https://cultura.lages.sc.gov.br/mapa-cultural-procurar-artista

Neste campo, o interessado pode preencher filtros como procurar por função do agente como: artesã, atriz, cinegrafista, dançarino, etc.

Segundo o Superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, a ferramenta, assim como o próprio Mapa Cultural de Lages continuam passando por evoluções. “Temos uma ferramenta de cadastro de agentes da cultura e artes muito simples e prático que facilitou o processo dessas pessoas na participação dos Editais Chico de Assis da Lei Aldir Blanc com seus projetos culturais já executados. Agora abrimos o Mapa para que esses profissionais possam ser identificados por produtores, empresas e afins, com o objetivo de movimentarmos a cadeia produtiva na cidade”, diz.

 

Texto e Foto: Fabrício Furtado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...