segunda-feira, 11 de julho de 2022

Flexibilização de tráfego na Serra do Corvo Branco será estudada

 

Os trabalhos de recuperação da Serra do Corvo Branco, entre Urubici, no Planalto Sul, e Grão-Pará, no Sul do Estado, seguem em ritmo acelerado. Equipes com mais de 50 homens se dividem em turnos, inclusive aos fins de semana, para tentar liberar o trecho, interditado desde o dia 4 de maio em função de diversos deslizamentos e perda de pista ocorridos por conta das cheias que atingiram a região. Nesta sexta-feira (8), o deputado estadual Volnei Weber (MDB-São Ludgero) vistoriou os trabalhos com o adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, engenheiro Alexandre Martins, e outros profissionais do Estado e da empresa contratada para o trabalho, a Construtora Fraga. “A palavra que define esta obra é segurança. É um trabalho técnico e que precisa ser bem feito. É claro que todos queremos a serra aberta, mas isso não pode estar acima da segurança”, valoriza o deputado.O volume de obra é grande e por se tratar de uma serra, com questões de engenharia muito diferentes de uma simples estrada, o tempo também tornasse um complicador. Há dias de chuva, outros com muito neblina. E tudo isso impacta no andamento do serviço. De qualquer forma, assegura o deputado, é visível o empenho para avançar e liberar a rodovia. “As drenagens e tubulações estão todas prontas. Nesta [próxima] semana inicia o trabalho das cabeceiras, na parte de baixo da serra, e das bocas de lobo, na parte de cima”, enumera Volnei Weber. O trecho mais complexo de todo o projeto de recuperação, o local onde uma placa rochosa se desprendeu e houve perda da pista, também começa a ser atacado nesta próxima semana.

A enorme pedra que interditava as pistas já foi desmontada. O desafio agora está em recompor a estrada e evitar novos deslizamentos na área. “Os engenheiros já confirmaram que não existe rocha firme para fazer o alargamento da via, por isso os planos precisaram ser alterados. Em cima há uma pedra solta, que será escorada, e a pista receberá uma placa reforçada de concreto. É um trabalho difícil e que deverá consumir pelo pelos mais uns 30 dias”, descreve o deputado. O prazo, obviamente, pode ser maior ou menor, pois existem as condições climáticas desfavoráveis, especialmente neste período do ano, e também o fato do ponto ser perigoso. Após a conclusão deste trecho, o Estado irá estudar uma forma de tentar flexibilizar o fluxo de veículos na Serra do Corvo Branco. A ideia é liberar o trânsito de veículos em determinados horários e/ou dias para as produtores e comerciantes escoarem suas produções. “Esta possibilidade não está descartada, é uma alternativa, mas que será avaliada, repito, será avaliada, em no mínimo 30 dias. Antes disso, infelizmente, não é possível e eu mesmo constatei. Entendo a angústia das famílias que dependem da serra para trabalhar, para escoar suas produções, mas nada é mais precioso do que a vida”, afirma Volnei Weber. Paralelamente a tudo o que está programado para iniciar já a partir desta segunda-feira (11), outras equipes também passarão a atuar na recuperação da ponte sobre o Rio do Bispo. O local também está interditado porque uma das cabeceiras foi levada pela força das águas. “O último passo será a recuperação do pavimento. Os recursos para isso estão garantidos”, assegura o deputado.Interditação
A Serra do Corvo Branco foi totalmente interditada no dia 4 de maio por conta das chuvas que castigaram toda a região no começo do mês. Houveram diversos deslizamentos de terras e pedras, além de perda estrutural de partes da pista no trecho que ainda é de chão batido. Quatro dessas quedas de barreiras foram bastante expressivas a ponto de nem mesmo os técnicos conseguirem vistoriar o lugar. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, fez um m sobrevoo no dia 5 de maio para verificar a situação e constatou que não havia sequer como iniciar um trabalho emergencial de limpeza. Por terra, a primeira incursão pode ser feita apenas no dia 12 de maio e boa parte do trajeto precisou ser percorrido a pé, pois não havia como chegar com carros. No dia 20 deste maio, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) liberou o trecho entre Urubici e o corte, cujas pistas foram literalmente soterrada




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...