sexta-feira, 24 de junho de 2022

Reunião da Rede de Urgência e Emergência esclarece situação sobre lotação da UPA e hospitais da região

 


Durante o encontro foi confirmado que os hospitais de outros municípios da Amures possuem leitos disponíveis para auxiliar na alta demanda de internamento que está na UPA de Lages e emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres

Ocorreu na tarde dessa quarta-feira, (22 de junho), uma reunião emergencial da Rede de Urgência e Emergência da Serra Catarinense, no auditório da Secretaria de Saúde de Lages. O assunto foi o entendimento e esclarecimento sobre a situação de alta demanda de internamentos da UPA 24h de Lages, emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e a lotação dos leitos do município.

No encontro participaram o secretário Municipal de Saúde, Claiton Camargo e demais membros da Secretaria de Saúde, representantes do Ministério Público, Superintendência de Regulação e Superintendência de Urgência e Emergência do Estado, o promotor Fernando Wiggers, da 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, além do presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Jean Felipe de Souza e a vereadora Elaine de Moraes, presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Desporto (CESCD). Também estavam presentes via Google Meet, representantes dos hospitais da região.

Durante o encontro, foi levantado em conjunto com a Central de Regulação Regional, que os hospitais de outros municípios da Amures, como é o caso do Hospital Santa Clara de Otacílio Costa e o Hospital de Caridade Coração de Jesus, de São Joaquim, possuem leitos disponíveis para auxiliar no atendimento a UPA de Lages.

Segundo Claiton, esses leitos que estão sendo ofertados precisam ser utilizados. “Enquanto a UPA está lotada e não há leitos disponíveis no município de Lages, há leitos nos hospitais da região, validamos isso junto com os presentes na reunião pelo sistema. Precisamos utilizar esses leitos, pois o SUS é um sistema em rede. Não é justo terem pessoas aguardando na UPA de Lages e ter esses quase 200 leitos vazios para atender a população”, disse.

Número de leitos disponíveis na tarde dessa quarta-feira, dia 22:

Hospital Nossa Senhora dos Prazeres: nenhum leito;

Hospital Tereza Ramos: 5 leitos para influenza e 5 leitos Covid;

Hospital Seara do Bem: 4 leitos;

Hospital Santa Clara, de Otacílio Costa: 21 leitos;

Hospital de Caridade Coração de Jesus, de São Joaquim: 55 leitos;

Hospital Faustino Riscarolli, de Correia Pinto: 4 leitos;

Hospital Nossa Senhora das Graças, de Bom Retiro: 27 leitos;

Hospital São José, de Urubici: 29 leitos;

Hospital Frei Rogério, de Anita Garibaldi: 27 leitos;

Hospital Nossa Senhora do Patrocínio, de Campo Belo: 19 leitos.

 

Texto e foto: Natasha Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...