domingo, 11 de abril de 2021

Lages está preparada para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

 

O cronograma da campanha é composto por três etapas. A primeira delas inicia nesta segunda-feira (12 de abril) a 10 de maio e contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, além das gestantes e puérperas

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde iniciará na segunda-feira (12 de abril), a Campanha de Vacinação contra a gripe (Influenza), conforme prevê o calendário do Ministério da Saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que dispõem de sala de vacina estarão preparadas para receber os grupos prioritários. A imunização contra a Covid-19, que também está em curso, ocorrerá simultaneamente.

O cronograma da campanha é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho. A primeira delas acontecerá de 12 de abril a 10 de maio e contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Inicialmente, como Santa Catarina recebeu um baixo quantitativo de doses do Ministério da Saúde, a imunização dos profissionais da saúde contra a gripe iniciará somente após a chegada de nova remessa de vacinas ao estado.

Para as gestantes e puérperas que residem no Centro de Lages, a vacina estará disponível no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm). As pessoas desse grupo que moram em outras regiões da cidade deverão dirigir-se a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, que possua sala de vacina.

No caso das crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade que residem na região central, a imunização contra a gripe será realizada na Central de Vacinas, anexa à Vigilância Epidemiológica. “É importante ter em mãos além do Cartão SUS, a Caderneta de Vacinação”, reforça a Coordenadora de Imunização Franciele Cesar Hoffer Costa.

A partir do dia 11 de maio a 08 de junho, está programada a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe, que passará a comtemplar os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e os professores das redes pública e privada.

A terceira etapa, está prevista para 09 de junho a 09 de julho e permitirá a imunização dos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Devido à pandemia da Covid-19, medidas de segurança e prevenção serão intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde.  “Solicitamos a colaboração das pessoas para que respeitem as medidas sanitárias, a exemplo do distanciamento social, para evitar aglomerações nos pontos de vacinação”, destaca a gerente de Vigilância Epidemiológica, Michelli Palma.

Vacina Influenza e Covid-19

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe conjuntamente. As pessoas que estiverem nos grupos contemplados devem priorizar a imunização contra a Covid-19, observando, um intervalo mínimo de 14 dias entre uma vacina e outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...