sábado, 23 de janeiro de 2021

Com região em estado gravíssimo na matriz de risco da Covid-19, Lages segue com os trabalhos de fiscalização da Força de Segurança

 

O cidadão pode denunciar quaisquer irregularidades ou obter outras informações ligando para o 199 (durante a semana - segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) ou para (49) 98406-4037 (Defesa Civil - plantão 24 horas)


Segundo o mapa de risco em relação à Covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Planalto Catarinense está, atualmente, classificado no nível gravíssimo (fase vermelha). Isto significa, caso não sejam adotadas medidas severas de prevenção, que o número de pessoas infectadas aumentará exponencialmente na região, sobrecarregando o sistema de saúde.

Cabe ao Poder Municipal identificar os locais onde há possibilidade de aglomerações e consequente multiplicação de vetores de contaminação. Em Lages, esta tarefa está sendo realizada pela Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus, em que a Defesa Civil visita empresas e estabelecimentos comerciais, procurando conscientizar sobre os riscos da pandemia e os procedimentos que devem ser adotados com a finalidade de todos se protegerem e evitarem o contágio. Também atende denúncias, visando coibir festas e reuniões clandestinas.

No período noturno dos finais de semana, incluindo as sextas-feiras, a fiscalização intensifica o trabalho vistoriando praças, bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias, igrejas e demais lugares onde houver concentração de pessoas e, consequentemente, possibilidades de proliferação do coronavírus. Em situações extremas, a Defesa Civil conta com o auxílio da Polícia Militar (PM), que usa de poder coercitivo para multar os infratores ou tomar outras providências.

A fiscalização da Força Tarefa percorreu ruas e avenidas de Lages na noite desta sexta-feira (22 de janeiro), com averiguação do cumprimento das normas de decretos municipais e de portarias estaduais, além da prestação de orientações para proprietários, funcionários e clientes de estabelecimentos. Conforme o secretário executivo interino da Defesa Civil de Lages, Luiz Henrique de Souza, “a comunidade poderá denunciar quaisquer irregularidades ou obter outras informações ligando para o 199 (durante a semana - segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) ou para (49) 98406-4037 (plantão 24 horas da Defesa Civil)”.

Texto: Raul Arruda

Fotos: Defesa Civil/Divulgação   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...