quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Governador Moisés sanciona Lei nº 18.032, que dispõe sobre as atividades essenciais no Estado de Santa Catarina.

 


LEI Nº 18.032, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2020
Dispõe sobre as atividades essenciais no Estado de Santa Catarina 

Sancionada hoje (8) pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, a LEI nº 18.032 “dispõe sobre as atividades essenciais no Estado de Santa Catarina”.

Continua após a propaganda


Esta Lei não é a favor e nem contra a escola. Ela é contra os excessos de normas que vinham sendo estabelecidas pelo Executivo. A partir de agora toda e qualquer restrição ao direito de exercício da atividade, em situações excepcionais, deverá ser precedida de decisão administrativa fundamentada pela autoridade competente.
 
Ou seja, daqui para frente, o Executivo, ao editar uma norma restritiva às escolas, deverá fundamentar a decisão administrativa, bem como indicar a extensão, os motivos, critérios técnicos e científicos que embasem as medidas impostas. Não pode, por exemplo, limitar a presença nas escolas em 50% e nos shoppings em 70%, sem o devido embasamento e justificativa.
 
A Lei não obriga ao Plano de Contingência, nem sujeita a atividade a protocolos sanitários, embora os protocolos de segurança sejam necessários por uma questão de bom senso e respeito aos profissionais e alunos - independentemente de lei.
 
Com essa Lei não há, por hora, qualquer limitação ao exercício da atividade presencial, em qualquer nível de ensino e em qualquer grau de risco, ficando a critério de cada instituição de ensino.
 
A Lei não obriga a escola ao Ensino a Distância (remoto), assim como também não obriga ao ensino presencial, ficando a critério de cada um manter uma ou outra modalidade de ensino ou as duas, se assim o desejar.
 
A Lei apenas condiciona a restrição das atividades escolares presenciais à motivação qualificada pelo Executivo Estadual, respeitado o disposto no § 1º e § 2º do Art. 1º, bem como o limite mínimo de 30% (trinta por cento).
 
Maiores informações seguirão oportunamente, caso o Executivo Estadual venha editar alguma norma restritiva.
 
Atenciosamente.
 
Florianópolis, 8 de dezembro de 2020.

Marcelo Batista de Sousa
Presidente

Acesse aqui a íntegra da Lei nº 18.032/2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...