sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Prefeitura de Lages lança o “Aprova Digital”


“Aprova Digital” deverá diminuir em 70% o prazo para aprovação de projetos de construções em Lages
A partir desta segunda-feira (27 de janeiro) arquitetos, engenheiros, técnicos e comunidade em geral passarão a enviar projetos e documentos para aprovação de construções, consulta de viabilidade e habita-se, através do sistema municipal “Aprova Digital”, no endereço eletrônico: lages.prefeituras.net. Esta ferramenta está sendo implantada pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Planejamento e Obras. Com isso, não serão mais necessários os projetos físicos, ou seja, no papel.  
O novo sistema deverá reduzir em mais de 70% o tempo de apreciação e aprovação dos documentos. Atualmente por meio do processo físico, os técnicos levam de 20 a 30 dias para análise até emitir o Alvará de Construção e o Habite-se. O lançamento deste novo sistema, realizado pelo prefeito em exercício, Juliano Polese, o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte e empresa responsável foi na manhã desta sexta-feira (24 de janeiro). O ato contou com a presença de empresários, representantes de entidades de classe, profissionais da área da construção civil e imprensa.
 O processo de aprovação exige, em média, o protocolo de no mínimo 15 documentos dependendo da obra, que agora serão protocolados de maneira “online”. Este novo sistema irá diminuir a burocracia tornando mais ágeis e fáceis as análises por parte dos técnicos da prefeitura, bem como o atendimento dos engenheiros e arquitetos referente aos resultados emitidos pelos analistas.
Vantagens
O sistema “Aprova Digital” coloca a Prefeitura de Lages entre as mais avançadas em gestões digitais do Brasil. O processo prevê a redução da desburocratização e o tempo de trâmite dos processos, diminui o tempo de atendimento nos balcões, agilidade na prestação dos serviços ao cidadão, agilidade na aprovação, acesso rápido a documentos para pesquisas e ajustes conforme solicitação dos técnicos, inclusão de tecnologia, além de o sistema ser intuitivo, de fácil resolução e autoexplicativo.
Para o prefeito em exercício, Juliano Polese, o objetivo é de facilitar a vida das pessoas. “Vamos reduzir significativamente o tempo de aprovação dos processos, agilizando o início das obras, gerando empregos e renda, e cada vez mais investimentos” comentou.
O secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, lembra que os processos físicos já protocolados vão seguir normalmente o ritmo de análise. A partir do dia 1º de março serão realizados apenas os processos digitais. “Os profissionais e cidadãos darão entrada dos processos e poderão acompanhar a tramitação de tudo no sistema durante 24 horas do dia, de qualquer parte do mundo. Com isso, vamos criar um banco de informações com base digital, favorecendo a população”, salientou.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Lages, Fabiano Ventura, o município se moderniza com esta ação. “A prefeitura está de parabéns. O alvará representa geração de emprego e renda, a economia gira e todos ganham com esta movimentação do setor”, salientou.
O prefeito Antonio Ceron também prestigiou o ato de lançamento do “Aprova Digital”.
Texto: Amarildo Volpato
Fotos: Nathalia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...