segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Educação Municipal: livro de memórias é lançado durante devolutiva de projeto escolar

“A produção deste livro é muito importante como material de consulta histórica à disposição dos estudantes da rede municipal de ensino de Lages” – professora formadora, Cristina Marcon
Uma iniciativa da Prefeitura de Lages, através da Secretaria da Educação, em parceria com o Museu da Pessoa, de São Paulo, com o Instituto Avisa Lá e com o patrocínio da Klabin, o projeto “Memória Local na Escola” foi desenvolvido em sala de aula, envolvendo estudantes do 4º e 5º Ano de 15 escolas municipais, no período de julho a dezembro deste ano, e a devolutiva ocorreu em evento realizado no Teatro Marajoara, na última sexta-feira (6 de dezembro).
 Entre os organizadores e parceiros deste projeto, estiveram presentes neste evento a secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk, a coordenadora das Séries Iniciais, Simone Feldhaus, e o diretor da Klabin, Antonio Carlos de Liz. O objetivo desse projeto é o resgate de histórias que os moradores contam de sua cidade, de seu bairro, as realidades, as lendas, o imaginário popular.
Em um primeiro momento os estudantes contaram as suas próprias histórias e os professores levaram para as salas de aulas biografias de personagens e personalidades históricas e em seguida as turmas escolheram cada qual um depoente, um morador, que contasse suas histórias.
Os depoimentos foram gravados e transcritos, transformando-se em histórias e ilustrações (desenhos feitos pelos próprios estudantes). Ambos estes trabalhos (redações e desenhos) foram editados e transformados em um livro: “Lages – Memórias da Princesa da Serra”.
Para Cristina Marcon que trabalha com a formação de professores das Séries Iniciais, a produção deste livro é muito importante como material de consulta histórica à disposição dos estudantes da rede municipal de ensino de Lages.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Marcelo Pakinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...