segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Revitalização do Centro avança etapas e segue o cronograma


A próxima etapa será iniciar as obras na Praça João Ribeiro. Logo após serão executadas no calçadão da Praça Túlio Fiúza de Carvalho
O valor total da revitalização do Centro é de aproximadamente R$ 13 milhões, através de um convênio com o governo do Estado. As obras contemplam as três praças - João Costa, Túlio Fiúza de Carvalho e João Ribeiro (Praça da Catedral), mais as seguintes ruas centrais: Nereu Ramos e parte da Coronel Córdova e da rua Correia Pinto.
Concluído o calçadão da Praça João Costa, que foi executado dentro do prazo estabelecido, considerando-se as celebrações natalinas que serão realizadas no local, a próxima etapa será iniciar as obras na Praça João Ribeiro. Logo após serão executadas no calçadão da Praça Túlio Fiúza de Carvalho. “Aos poucos todo o centro de Lages vai se transformando, ficando muito mais bonito e agradável. As pessoas terão muito mais prazer em visitar a área central, seja para passear ou fazer suas compras. Este é o nosso propósito”, salienta o prefeito Antonio Ceron.
A última etapa será a revitalização das ruas do entorno, pois serão necessárias intervenções no trânsito e de infraestrutura das vias, que contam com diversos pontos comerciais. Além da pavimentação, serão substituídas as redes pluviais e de esgoto. “A parte elétrica destas ruas será mais fácil, pois foi realizado o cabeamento subterrâneo, deixando as esperas já encaminhadas para execução desta parte do projeto”, acrescenta o arquiteto e urbanista da Secretaria do Planejamento e Obras, Roberto Provenzano.
Calçadas serão niveladas e garantem a acessibilidade
O nível das calçadas novas será nivelado posteriormente com os calçadões, previsto na parte de topografia do projeto e garantindo maior acessibilidade. A rua Nereu Ramos foi pensada especialmente para a circulação de pedestres, com a pista de rolamento no mesmo nível das calçadas, com balizadores metálicos que irão separar os dois espaços. “Será um espaço de convívio com maior segurança e acessibilidade, alguns dos nossos maiores motivadores para se fazer esta obra”, destaca o arquiteto.
Todas as decisões estão sendo tomadas em alinhamento com os representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que são parceiros da revitalização do Centro. “Nossa intenção não é só melhorar o Centro e as ruas, mas ter a união dos comerciantes para que cada um deles faça melhorias em seus estabelecimentos, deixando as fachadas mais bonitas e condizentes com o novo projeto. É um conjunto de ações e intervenções que trará um resultado positivo para a cidade”, finaliza Provenzano.
Texto: Aline Tives
Fotos: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...