sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Novas regras para tirar a CNH já estão valendo

Resolução do Contran que torna as aulas em simulador opcionais e reduz exigências para a ACC já estão em vigor

Já estão em vigor desde 16 de setembro as novas regras para se tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Conforme descrito na resolução nº 778/2019 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), agora as aulas em simulador para quem estiver no processo de obtenção da primeira CNH passam a ser opcionais. Além disso, também foram alteradas as regras para se obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
Novas regras da CNH
Conforme as novas regras para tirar a CNH, os interessados em tirar a categoria B para veículos de passeio como primeira habilitação deverão fazer no mínimo 20 horas/aula, sendo ao menos uma delas em período noturno. Quem quiser optar por aulas em simulador, poderá realizar no máximo 5 horas/aula no aparelho e sempre antes das aulas práticas em vias públicas.
Para a obtenção da CNH A, de motocicletas e similares, a carga horária prática é a mesma da categoria B, exceto que não há a opção de simulador. Para a adição da categoria A na CNH são necessárias no mínimo de 15 horas/aula, das quais pelo menos uma no período noturno. O mesmo vale para a adição da categoria B.
Mudanças para a ACC
A Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) é o documento exigido para a condução de veículos de duas rodas cuja capacidade cúbica do motor não ultrapasse 50 cm³ e a velocidade máxima não ultrapasse os 50 km/h.
A resolução do Contran suspendeu por um período de 12 meses, contando a partir do dia 16 de setembro, a obrigatoriedade das aulas práticas para esta habilitação. O candidato precisa apenas realizar as provas necessárias normalmente. Em caso de reprovação apenas seriam cobradas as aulas práticas. De acordo com a resolução, o candidato também poderá trazer seu próprio ciclomotor para realizar a prova, desde que o veículo tenha até cinco anos de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...