domingo, 29 de setembro de 2019

Fórum Cultural: definidos os nomes dos novos conselheiros de políticas culturais de Lages

O superintendente da FCL, Giba Ronconi, foi eleito coordenador geral de cultura do colegiado da Amures
Grupos culturais da sociedade civil e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) com o apoio da Fundação Cultural de Lages (FCL), realizaram na última sexta-feira (27 de setembro) na Uniplac, o Fórum Cultural Regional e o Fórum Cultural Municipal. Pela manhã, representantes de municípios da Amures e da Amurc (Associação dos Municípios da Região do Contestado) assistiram a palestra da presidente do Conselho Regional de Cultura, Roselaine Vinhas e elegeram como coordenador geral de cultura do colegiado da Amures o superintendente da FCL, Giba Ronconi.
No período vespertino, Marcos Montagna, presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), falou para os agentes culturais de Lages sobre a gestão de cultura da cidade de Navegantes onde é superintendente de cultura. Após, produtores e fomentadores de cultura reuniram-se em seus setores para as eleições dos novos conselheiros municipais de políticas culturais de Lages.
Veja quem foram os eleitos:
- Blocos e escolas de samba:
Titular: Neiva Campos.
- Tradicionalistas, nativistas e Centros de Tradição Gaúcha:
Titular: Maria Gorete Marques;
Suplente: Mário Sérgio Arruda Antunes.
- Música:
Titular: Joed Jeffer Ferreira de Mello;
Suplente: Rodrigo José de Oliveira.
- Literatura, memória e patrimônio:
Titular: Lilian Louise Fabre Santos;
Suplente: Paulo Henrique Guasselli de Souza.
- Teatro, contação de histórias e danças:
Titular: Ader Godoy;
Suplente: Areta Campos.
- Movimentos étnicos e artesanato:
Titular: Dionathan Patrick de Souza Adão;
Suplente: Gilmar Espanhol.
- Artes visuais e audiovisual:
Titular: Armin Daniel Reichert;
Suplente: Ingridt Shulze.
Para Roselaine Vinhas, o Conselho Estadual de Cultura está para contribuir com o resgate do colegiado de cultura da região. “A retomada desse trabalho mobiliza os 18 municípios dessa região para a formação de um colegiado em prol de uma cultural tão transversal como essa parte de Santa Catarina possui. O conselho estadual tem o compromisso do auxílio e contribuição para que essas vertentes sejam lembradas de ações como os planos de cultura de cada cidade, por exemplo”.
Segundo Giba Ronconi, a presença maciça de agentes culturais durante os fóruns, comprovam que o artista lageano e serrano quer se adequar a nova forma de fazer cultura no país. “Estamos contentes com a mobilização das cidades da Amures e com a nossa classe de agentes culturais de Lages. Tivemos uma eleição com um número surpreendente de representantes de todos os setores. A proposta agora, é adequarmos Lages e a região à nova realidade dos planos e leis culturais”, acredita.
Texto e fotos: Fabrício Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...