sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Área Azul deve voltar em 90 dias



Após todos os trâmites legais, a expectativa é que em 90 dias, se não houver contestação no processo licitatório por parte das empresas participantes, possa se iniciar a implantação do serviço de Estacionamento Rotativo Pago, Área Azul, na cidade
A empresa responsável pelos estudos técnicos e elaboração do Edital de Licitação na modalidade de Concorrência Pública apresentou, na noite desta quinta-feira (26 de setembro), em Audiência Pública, realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a minuta do Edital de Licitação do serviço de Estacionamento Rotativo Pago, denominado Área Azul, em Lages. A reunião foi organizada pela Prefeitura e é uma exigência da legislação vigente para o andamento do processo licitatório para concessão onerosa comum à iniciativa privada para exploração deste serviço.
Os trabalhos iniciaram com a apresentação da minuta, por parte do sócio-diretor e consultor da empresa contratada, Profuzzy Consultoria e Sistemas, Ronaldo Gilberto de Oliveira. Ele explicou detalhadamente os itens que irão compor o Edital de Concorrência Pública da Área Azul. A implantação do Estacionamento Rotativo prevê a sinalização, orientação e formatação do novo sistema. O objetivo central é de democratizar as vagas de estacionamento no espaço público. “O que há de mais moderno neste trabalho de exploração do serviço de estacionamento rotativo está previsto no edital e será contemplado em Lages. Teremos equipamentos de uso como: paquímetros, aplicativos, pontos físicos de vendas e monitores”, explicou Ronaldo.
Fases de Implantação
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, após a realização desta Audiência e revisão da documentação por parte da Procuradoria do Município, a Prefeitura enviará ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) todo processo de implantação do serviço de Estacionamento Rotativo, incluindo o Edital de Licitação. “Com isso, o TCE tem até 15 dias para se manifestar ou não. Não havendo restrições já poderemos lançar publicamente este importante edital”, explicou o secretário.
Após todos os trâmites legais a expectativa é que em 90 dias, se não houver contestação no processo licitatório por parte das empresas participantes, possa se iniciar a implantação do serviço de Estacionamento Rotativo Pago, Área Azul, na cidade.
Os locais que receberão o sistema de Estacionamento Rotativo também estão distribuídos por fases. A primeira compreende o Centro da cidade. Nesta área serão 2.103 vagas rotativas que compreendem vagas para automóveis, idosos, pessoas com necessidades especiais, carga e descarga e motocicletas. Já a segunda fase de implantação compreende um total de 486 vagas na avenida Camões,  no bairro Coral e parte do Conta Dinheiro. Nesta área estão previstas também a inclusão de algumas ruas transversais à avenida Camões no sistema rotativo. “Após o recebimento da ordem de serviço para a exploração do sistema da Área Azul a empresa vencedora da licitação terá 180 dias para implantar o estacionamento rotativo nas duas áreas: Centro e avenida Camões”, salientou o secretário João Alberto.
No total estão mapeadas 2.589 vagas de estacionamento em todas as áreas que abrangerão o serviço da Área Azul em Lages. “Esta é uma reivindicação da população e dos comerciantes para que possamos disciplinar e democratizar o estacionamento nas ruas da área central e no bairro Coral”, disse João Alberto.
Tempo de uso das vagas e valores
O tempo máximo de uso das vagas do estacionamento rotativo da Área Azul em Lages será de 2 horas. No Edital está previsto o que preconiza a legislação sobre a fração do quarto de hora para pagamento. O preço máximo estipulado no Edital de Concorrência Pública é de R$ 2,50 a hora.
Dias e horários do sistema de Área Azul
O serviço será realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 19 horas e nos sábados das 8h às 13horas. “As dúvidas foram esclarecidas. Agora damos continuidade no andamento do processo para que em breve possamos de fato implantar novamente a Área Azul em Lages. Fazemos isso respeitando todos os trâmites legais e orientações do Tribunal de Contas do Estado para a contratação de um serviço de qualidade e justo para todos”, concluiu o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte.  
Texto : Ari Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...