quinta-feira, 30 de maio de 2019

Lages integra as 30 rotas turísticas do Ministério do Turismo


Na intenção de fomentar o turismo no Brasil, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou na terça-feira (28 de maio) 30 rotas turísticas selecionadas pelo governo federal, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Embratur (Empresa pública federal responsável pela divulgação do turismo brasileiro no exterior), prioritárias e beneficiadas com investimentos do inédito Programa Investe Turismo. Esta uma parceria entre os setores público e privado. Inicialmente serão aplicados R$ 200 milhões, provenientes do Sebrae, com direcionamento à qualificação e marketing.
As ações serão organizadas em quatro linhas de trabalho, desde o fortalecimento da governança, através de uma agenda estratégica entre segmentos público e privado; melhoria dos serviços e atrativos, com atenção especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização a partir de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos, e atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. Técnicos do Ministério do Turismo e do Sebrae irão visitar as cidades selecionadas para constatar necessidades de investimentos na rede hoteleira e gastronômica, e em infraestrutura.
São 158 municípios de todos os 26 Estados e mais o Distrito Federal a ser beneficiados com ações para incentivar a atividade. São 30 rotas no total, destas, 19 na rota Serra-Mar de Santa Catarina.
Lages não ficou de fora e protagonizou mais esta boa notícia. O município de Lages está inserido na categoria B na classificação dos municípios pelo Ministério do Turismo (MTur), em que são analisados no processo de construção da metodologia de categorização. A Diretoria de Turismo de Lages (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo) contribuiu diretamente para o cumprimento das metas e exigências do Plano Nacional de Turismo junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), assim como o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra)/Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), dedicado aos bons resultados.
Na Serra Catarinense foram selecionados os municípios de Lages, São Joaquim e Urubici. Da Serra-Mar Catarinense foram incorporados Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba, Laguna, Balneário Camboriú, Bombinhas, Penha, Porto Belo, Blumenau, Brusque, Itajaí, Timbó, Pomerode, São Francisco, Joinville, Lages, São Joaquim e Urubici.
O Ministério avaliou as experiências de vários Estados que já haviam categorizado seus municípios. Foram quatro variáveis objetivas: número de ocupações formais no setor de hospedagem (fonte: Relação Anual de Informações Sociais - RAIS/Ministério do Trabalho e Emprego); número de estabelecimentos formais no setor de hospedagem (fonte: RAIS/ Ministério do Trabalho e Emprego); estimativa do fluxo turístico doméstico - Estudo da Demanda Doméstica (fonte: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE/MTur), e estimativa do fluxo turístico internacional (Estudo da Demanda Internacional - fonte: FIPE/MTur). As variáveis foram cruzadas em uma análise de cluster (agrupamento) e deram origem a cinco categorias de municípios - A, B, C, D e E.
Para o executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho, “os frutos começam a ser colhidos através da política de planejamento e projetos turísticos da cidade. Lages se consagra ao participar de grandes eventos turísticos do Brasil, no caso desta sexta e sábado passados, na BNT Mercosul, em Itajaí. Presença de investimentos e ampliação da rede hoteleira na região. Fazer parte das 30 rotas turísticas do Ministério do Turismo reforça que estamos no caminho certo, de potencializar e dar visibilidade aos roteiros e encantos da Serra Catarinense”.
Os destinos turísticos selecionados, segundo o governo federal, em 2018, responderam por 50,1% do fluxo de turistas nacionais e por 79,1% do fluxo de turistas estrangeiros que visitam o Brasil. No ano passado, o Brasil recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros. A Região Nordeste configura como a detentora do maior número de rotas turísticas nesta primeira fase do Programa, um pacote de ações estratégicas para o segmento que movimenta as cinco regiões do país nas suas diferentes estações e períodos do ano, seguindo suas peculiaridades climáticas e culturais.
Texto: Daniele Mendes de Melo, com colaboração de Henrique Beling
Fotos: Toninho Vieira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...