quinta-feira, 2 de maio de 2019

17ª Semana Nacional de Museus e 3ª Semana Nacional de Arquivos

17ª Semana Nacional de Museus e 3ª Semana Nacional de Arquivos

De 10 a 17 de maio, a Prefeitura, através Fundação Cultural de Lages (FCL) promove dois eventos paralelos ligados à preservação da memória e identidade cultural. A Semana Nacional de Museus já é uma ação consolidada em todo o Brasil e é executada Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em parceria com prefeituras e secretarias e fundações de cultura e seus museus.
O tema deste ano é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições” e a programação em Lages já foi definida pela FCL e equipe do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC). Segundo a gerente administrativa da FCL, Fernanda Santa Ana Oliveira, em Lages a ideia é oportunizar que historiadores, pesquisadores e voluntários dos museus tenham a oportunidade de falar sobre suas experiências e também realizar trocas de conhecimentos. “A programação elaborada pela equipe do MHTC tem o objetivo de conhecermos sobre as nossas origens e ressaltar que os museus são ótimos locais para que a comunidade mais jovem possa preservar e perpetuar nossa rica história” comenta.
Teatro para contar a história de Lages
Entre os debates e painéis programados para a Semana de Museus, estudantes de escolas poderão acompanhar a visita guiada intitulada “Narrativas no Museu – Descobertas Históricas de Lages”, encenação que apresentará ao público personagens como Correia Pinto de Macedo, Basilissa Alves de Brito, Tio Banga (Pai João), Virgulino e o boneco Juquinha e muitas outras figuras reais que fazem parte da história da formação da comunidade lageana.
Segundo o auxiliar administrativo e um dos responsáveis pelas visitas guiadas no MHTC, Paulo Guasselli, a encenação irá contar outra parte da história lageana que poucos conhecem. “Quem já visitou o museu conhece esses personagens, porém, muitas pessoas ainda não ouviram sobre essas pessoas importantes e alguns capítulos surpreendentes da nossa cidade. Cada funcionário do museu fará um papel e acreditamos que será uma experiência única”, opina.
Oportunidade para conhecer sobre arquivos históricos
Durante o mesmo período, a 3ª Semana Nacional de Arquivos é coordenada pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem o objetivo de aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os valiosos trabalhos desenvolvidos. O tema deste ano é “Desenhando Arquivos”. O evento em Lages é executado pela FCL em parceria com a Prefeitura de Campo Belo do Sul que realizou a segunda edição em 2018.
Recentemente o Museu Histórico Thiago de Castro formalizou seu credenciamento junto à entidade. “Um importante passo para o MHTC em termos de gerenciamento administrativo”, diz Giba Ronconi, superintendente da FCL.
A programação da Semana Nacional de Arquivos em Lages mostrará a importância do trabalho de preservação arquivística em qualquer setor, mas principalmente divulgar para a comunidade que arquivos públicos também são propagadores de histórias das cidades.
Veja a programação completa da 17ª Semana Nacional de Museus e 3ª Semana Nacional de Arquivos:
17ª Semana Nacional de Museus – Museus Como Núcleos Culturais – O Futuro das Tradições
Lages, 10 a 17 de maio de 2019*
10/05, sexta-feira:
14h – Abertura oficial – Teatro Municipal Marajoara
Museu Histórico Thiago de Castro:
16h – Bate-papo cultural com o genealogista Sérgio Lamartine – “As etnias em Lages”.
13/05, segunda-feira:
Auditório Mário Augusto de Sousa – Fundação Cultural de Lages:
19h – O Futuro das Tradições – Gilberto Ronconi;
19h30 - Vídeo “O que identifica o serrano?”;
19h40 - Identidade Cultural – Professor Msc. Felipe Reis;
20h30 – Arquivos, pesquisas e processos históricos e jornalismo – Juiz de direito Sílvio Orsatto e historiadora Suzane Faita.
14/05, terça-feira:
Museu Histórico Thiago de Castro:
9h30 e 14h30 – Narrativas no Museu (Histórias de personagens reais que viraram folclore em Lages) – Intervenção teatral com a equipe MHTC.
15/05, quarta-feira:
Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo:
9h30 e 14h30 – Conhecendo os monumentos – Izabel Ribeiro e Paulo Guasselli.
16/05, quinta-feira:
Memorial Nereu Ramos, Praça do CEU e MHTC:
9h30 e 14h30 - Animação curta-metragem “Amigos para Sempre”, documentário “O Chão da Minha Terra: A Vida de Nereu Ramos e documentário “Carta a Malinverni Filho”.
17/05, sexta-feira:
“Contos sobre Lendas” com Ader Godoy
9h30 e 16h30 – Ponto de Leitura Rita de Cássia (Terminal urbano de Lages)
11h e 14h30 – Memorial Nereu Ramos
14h – Visita guiada ao acervo documental do MHTC – Estrutura burocrática da Província de Santa Catarina e Villa de Lages, XVIII e XIX – equipe MHTC e Professor Msc. Felipe Reis
*a programação pode sofrer alterações.

3ª Semana Nacional de Arquivos – Desenhando Arquivos
Lages, 10 a 17 de maio de 2019
Prefeitura de Lages, Prefeitura de Campo Belo do Sul e Museu Histórico Thiago de Castro
10/05, sexta-feira:
14h – Abertura oficial – Teatro Municipal Marajoara
Museu Histórico Thiago de Castro:
16h – Bate-papo cultural com o genealogista Sérgio Lamartine – “As etnias em Lages”
13/05, segunda-feira:
Auditório Mário Augusto de Sousa – Fundação Cultural de Lages:
19h – O Futuro das Tradições – Gilberto Ronconi;
19h30 - Vídeo “O que identifica o serrano?”;
19h40 - Identidade Cultural – Professor Msc. Felipe Reis;
20h30 – Arquivos, pesquisas e processos históricos e jornalismo – Juiz de direito Sílvio Orsatto e historiadora Suzane Faita.
14/05, terça-feira - Fundação Cultural de Lages
19h - Arquivos, a importância da pesquisa utilizando jornais impressos - Edite Moraes (IJPB);
20h - Arquivos históricos e a pesquisa em jornalismo e nas tradições e nativismo– João Carlos Matias, advogado e fotógrafo e Mario Arruda, pesquisador. Mediação, Fabrício Furtado.
15/05 - Quarta-feira - Fundação Cultural de Lages
19h - Bate-papo rotinas documentais e arquivísticas nos poderes executivo e legislativo - Ayrton Xavier (Auditoria Geral do Município de Lages), Janes Todeschini (Câmara Lages) e Marilene Liz (Prefeitura de Lages) - mediação Fabrício Furtado;
20h - Arquivos, documentos da cultura popular - Professor Msc. Lenílson Maia.
16/05 - Quinta-feira - Fundação Cultural de Lages
19h - Arquivos, pesquisa iconográfica - Professora Msc. Íria Catanna Queiroz
20h – Arquivos, pesquisas e processos crime contra escravizados no século XIX – Professor Felipe Reis
17/05 - Sexta-feira - Museu Histórico Thiago de Castro
14h - Visita guiada ao acervo documental - Estrutura burocrática da Província de Santa Catarina e da Villa de Lages, séculos XVIII - XIX - Equipe MHTC e Professor Felipe Reis.
*A programação pode sofrer alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...