segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Revisão do eleitorado será realizada em 122 municípios de SC

Revisão do eleitorado será realizada em 122 municípios de SC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina definiu o novo ciclo de revisão do eleitorado para o ano de 2019.
Serão revisados 122 municípios em todo o estado.
O processo já iniciou em 55 cidades, com o comparecimento obrigatório dos eleitores.
O objetivo da revisão é atualizar o cadastro de votantes de cada município, fazendo com que o eleitor que não tenha mais vínculo promova a transferência para a cidade onde efetivamente reside, evitando o cancelamento do documento.
A escolha dos municípios se deu a partir de estudos técnicos realizados pela Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, que identificou no ano passado as cidades cujo eleitorado correspondia a mais de 80% da população, priorizando a revisão através do recadastramento biométrico.
De acordo com o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SC, desembargador Cid Goulart Júnior, “embora essa situação não constitua fraude e seja justificável por fatores diversos como o êxodo de jovens, é importante revisar o eleitorado a fim de manter como eleitores somente as pessoas que efetivamente têm vínculo, trazendo mais segurança aos eleitores e aos candidatos”.
Cada município terá um cronograma específico, com prazos durante os quais os eleitores devem comparecer aos locais designados, apresentando seus documentos pessoais e comprovante de vínculo eleitoral. 
Comprovado o vínculo com o município, o cadastro será atualizado, com a coleta de fotos, digitais e assinatura do eleitor, compondo o cadastro biométrico da Justiça Eleitoral.
Estima-se que 350 mil eleitores compareçam nas revisões do eleitorado no estado.
Quem não comparecer até a data final fixada, terá o título cancelado.
Para evitar filas, tanto no processo de revisão quanto na biometria ordinária, o eleitor pode agendar o seu comparecimento pela internet ou pelo telefone 0800 647 3888.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...