quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Leia o que você precisa saber hoje 01/11


POLÍTICA
- Bolsonaro define ao menos 15 ministérios
A equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) definiu que o novo governo terá de 15 a 17 ministérios. O governo Temer conta, hoje, com 29 pastas. Além do superministério da Economia - que englobará Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio -, a Casa Civil de Bolsonaro deverá incluir a Secretaria de Governo. (Via Estadão)
- Presidente eleito oferecerá ‘superministério’ a Moro
O Ministério da Justiça, para onde o presidente eleito Jair Bolsonaro quer levar o juiz Sérgio Moro, será novamente fortalecido de acordo com o desenho administrativo definido para o futuro governo. A pasta terá responsabilidade de cuidar também da Segurança Pública, área considerada fundamental na administração Bolsonaro. Assim, se o juiz aceitar o cargo, passará a comandar também a Polícia Federal, hoje subordinada ao recém-criado Ministério da Segurança Pública. Bolsonaro e Moro devem se encontrar hoje no Rio de Janeiro para tratar do assunto. (Via Estadão)
ECONOMIA
- BC mantém taxa Selic em 6,5% ao ano
Na primeira reunião depois das eleições, na quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 6,5% ao ano. Foi a quinta manutenção consecutiva. A taxa está no seu menor patamar da história desde março deste ano. (Via Exame.com)
JUSTIÇA
- STF suspende inquérito da Odebrecht contra Temer
O ministro Edson Fachin, do STF, acatou na quarta-feira pedido feito há um mês pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de suspender o inquérito que investiga suspeita de repasse de dinheiro da empreiteira Odebrecht ao presidente Michel Temer. Fachin concordou com a alegação da PGR de que a Constituição proíbe que o presidente seja denunciado por atos anteriores ao mandato. (Via Reuters)
- Battisti desafia e diz que não pode ser extraditado
O ex-militante de extrema esquerda italiano Cesare Battisti desafiou na quarta-feira (31) o presidente eleito Jair Bolsonaro, ao afirmar que é um "charlatão", que não tem o poder de extraditá-lo para a Itália como prometeu. "Bolsonaro pode dizer o que quiser. Eu estou protegido pela Suprema Corte. Suas declarações são palavras, é um charlatão. Ele não pode fazer isso. Existe justiça e eu, para a justiça, estou protegido", declarou Battisti ao telejornal da emissora italiana Radio Rai. (Via AFP)
BRASIL
- STF mantém suspensão de ações policiais em universidades
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram na quarta-feira que autoridades não podem determinar ou promover a entrada de agentes policiais em universidades públicas ou particulares. Para os ministros, a liberdade de expressão deve prevalecer no ambiente acadêmico. (Via VEJA.com)
- Sessão Escola Sem Partido é adiada na Câmara
Uma das principais bandeiras do novo presidente eleito, o projeto da Escola Sem Partido seria analisado ontem na Câmara dos Deputados. A sessão precisou ser adiada por causa do clima tenso entre apoiadores e críticos do projeto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para afastar a possibilidade de oferta de disciplinas com conteúdo de “gênero” ou “orientação sexual” em escolas de todo o país. (Via Poder360)
- SP: pais seguram no colo gêmeas que nasceram unidas
Após uma cirurgia concluída no domingo (28) que durou mais de 14 horas, os pais das gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, que nasceram unidas pela cabeça, conseguiram segurá-las no colo. Essa foi a quinta e última cirurgia que isolou uma menina da outra. O procedimento foi realizado no interior de São Paulo e o caso é único na história da medicina brasileira. (Notícias ao Minuto)
MUNDO
- Indonésia: caixa-preta de avião que caiu é encontrada
Uma das caixas-pretas do avião da companhia indonésia Lion Air que caiu no mar na segunda-feira (29) com 189 pessoas a bordo foi encontrada, anunciou nesta quinta-feira o Comitê Nacional de Segurança dos Transportes. O acidente não deixou sobreviventes. (Via AFP)
- China faz alerta a Bolsonaro sobre política econômica
A China fez um duro alerta ao presidente eleito Jair Bolsonaro e apontou que, se a opção do Brasil em 2019 for por seguir a linha de Donald Trump e romper acordos com Pequim, quem sofrerá será a economia brasileira. A forma encontrada pela China para mandar o recado foi a publicação de um editorial em seu principal jornal estatal, com versão em língua inglesa. (Via Estadão)
FUTEBOL
- Boca elimina Palmeiras e fará final contra River
O palmeirense viu na quarta-feira uma das mais lindas festas no Allianz Parque, com fogos e faixas explodindo no início do jogo. Mas o time não acompanhou, e a partida terminou com canto argentino: 2 a 2, placar que leva o Boca Juniors à final da Libertadores. (Via Lance)
 Flu bate Nacional e vai à semi da Sul-Americana
Depois de jogar mal no Rio de Janeiro, o Fluminense foi para o Uruguai disposto a lutar contra as adversidades e sair com a vitória. E foi isso o que aconteceu ontem. O Tricolor jogou bem e bateu o Nacional (URU) por 1 a 0, com gol do atacante Luciano, no Estádio Parque Central e está classificado para a semifinal da Copa Sul-Americana. (Via Lance)
LOTERIA
- Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 10 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.093 da Mega-Sena realizado na noite de quarta-feira (31). O prêmio estimado para o próximo sorteio, no dia 3, é de R$ 10 milhões. Confira os números de ontem. (Via Notícias ao Minuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...