terça-feira, 28 de agosto de 2018

Leia o que você precisa saber hoje 23/08/2018


JUSTIÇA
- STF deve decidir nesta terça se Bolsonaro vira réu
A Primeira Turma do STF prevê julgar nesta terça-feira (28) o recebimento de uma denúncia contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), acusado do crime de racismo em relação a quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. Se o colegiado entender que há elementos que justifiquem a abertura de uma ação penal, Bolsonaro vai se tornar réu. A PGR diz que ele "usou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais", durante uma palestra em 2017. (Via Notícias ao Minuto)
- STF analisará em setembro recurso de Lula 
O ministro Edson Fachin, do STF, liberou ontem para a pauta do plenário virtual, no colegiado com os 11 ministros, o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra decisão que negou seu pedido de liberdade preventiva em abril. O caso será julgado entre os dias 7 a 13 de setembro. (Via VEJA.com)
- PGR denuncia Jefferson, filha e mais 24
A Procuradoria-Geral da República denunciou a cúpula do PTB no âmbito da operação Registro Espúrio, que investiga um esquema de corrupção na concessão de registros de sindicatos no Ministério do Trabalho. Foram denunciados, entre outros, o presidente nacional do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson, o ex-ministro Helton Yomura e os deputados federais Cristiane Brasil (PTB-RJ), Jovair Arantes (PTB-GO), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e Paulinho da Força (SD-SP). (Via VEJA.com)
ECONOMIA
- Caixa antecipa depósito do lucro do FGTS
Desde segunda-feira (27), os trabalhadores já podem visualizar o valor da distribuição dos rendimentos do FGTS em sua conta do fundo. A Caixa antecipou o crédito dos valores, que estava previsto inicialmente para o dia 31 de agosto. Todos os 90,7 milhões de trabalhadores beneficiados já tiveram creditados os valores em mais de 258 milhões de contas. (Via Exame.com)
ELEIÇÕES
- No JN, Ciro diz que tem 'confiança cega' em Lupi
O candidato à Presidência pelo PDT nas eleições 2018, Ciro Gomes, saiu em defesa do presidente do partido, Carlos Lupi, em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, na segunda-feira. Questionado sobre a coerência de seu discurso anticorrupção com sua confiança a Lupi, réu em ação por improbidade administrativa, ele afirmou que o dirigente tem sua "confiança cega". Jair Bolsonaro, do PSL, é o entrevistado desta terça-feira (28). Ainda nesta semana acontecem entrevistas com Geraldo Alckmin, do PSDB, na quarta-feira, e Marina Silva, da Rede, na quinta-feira. (Via Estadão)
POLÍTICA
- Jucá deixa liderança do governo no Senado
O senador Romero Jucá (MDB-RR) anunciou que está deixando a liderança do governo após desentendimentos com o Palácio do Planalto sobre as respostas que têm sido dadas à crise de Roraima, após a imigração de venezuelanos que chegam ao Brasil pelo Estado. Por meio do Twitter, ele disse que já comunicou a decisão ao presidente. (Via Exame.com)
BRASIL
- RJ: Bebê é baleado de raspão durante discussão
Um bebê de nove meses foi ferido de raspão por um tiro, enquanto o pai discutia com um desconhecido, em Bangu (zona oeste do Rio), na noite de domingo, por conta de uma briga de trânsito ao longo da Estrada da Água Branca. A criança foi levada ao Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, onde recebeu atendimento e foi liberada. (Via Estadão)
- Delegado: atuação política de Marielle motivou crime
O diretor da Divisão de Homicídios, delegado Fábio Cardoso, disse na segunda-feira que “já está bem claro” que a atuação política da vereadora Marielle Franco (PSOL) motivou sua morte. Segundo ele, todas as linhas de investigação que surgiram foram checadas e descartadas, em uma investigação técnica, para não haver erros. (Via Poder360)
- Roraima cobra posição do governo sobre corte de energia
A governadora de Roraima, Suely Campos, protocolou ontem ofícios a vários órgãos do governo federal nos quais pede posicionamento sobre possível ameaça de corte no fornecimento de energia por parte do governo venezuelano. (Via Agência Brasil)
MUNDO
FUTEBOL
- Seleção: Richarlison é chamado para lugar de Pedro
Depois do corte de Pedro, que sofreu uma lesão no joelho direito durante partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, a CBF divulgou uma nota nesta segunda-feira, na qual informa que Richarlison será o substituto. Os atletas convocados começarão a se apresentar no domingo, em Nova Jersey. A partir de então, o elenco irá se preparar para a partida contra os Estados Unidos, no dia 7 de setembro. (Via ESPN)
JOGOS DE HOJE
Libertadores
19h30 - Santos x Independiente
21h45 - Grêmio x Estudiantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...