quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite inicia na próxima segunda, 6 de agosto

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite inicia na próxima segunda, 6 de agosto

De 6 até 31 de agosto acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo. Devem ser vacinadas crianças de um ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo aquelas já imunizadas anteriormente devem ser levadas à Unidade de Saúde de seu bairro, com a caderneta de vacinação, para receber a dose de reforço. “É muito importante os pais estarem atentos e trazerem as crianças para imunização. Estar com o calendário vacinal em dia é a única maneira de se proteger contra essas doenças, que podem ser mortais ou terem consequências graves de saúde” destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sumaya Pucci.
O país erradicou a poliomielite do território em 1994 e o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016, mas o registro de novos casos no Brasil, inclusive em municípios próximos a Lages, reforça o alerta e a necessidade de vacinar todas as crianças do público alvo. A meta este ano é aumentar a cobertura vacinal para evitar a reintrodução dessas doenças no país. Em Lages as vacinas podem ser feitas nas 23 salas de vacinas das Unidades Básicas (que funcionam das 8h às 12h e das 12h às 17h) e na Central de Vacinação (aberta das 8h às 12h e das 14h às 18h). Nas salas de vacina das Unidades do Copacabana, São Pedro, São Francisco e Santa Mônica, a recomendação é que os pais procurem a Unidade mais próxima da sua casa.
Em Lages, o dia D da campanha será 18 de Agosto. Neste dia todas as salas de vacina e a Central de Vacinação ficarão abertas das 8h até às 17h, sem fechar ao meio dia. A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa (causada por alguma doença ou medicação), crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com histórico de crise alérgica após a aplicação da dose anterior.
Adultos já vacinados não necessitam realizar a vacina de novo, mas vale lembrar que duas doses são disponibilizadas para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 49 anos. Caso nunca tenha recebido alguma delas, basta ir à unidade de saúde mais próxima e atualizar a caderneta de vacinação. A partir do mês de setembro também será obrigatório apresentar o cartão SUS para receber a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...