terça-feira, 24 de abril de 2018

Os riscos do choque elétrico.

Choque.
Novidade agora temos um canal no YouTube https://www.youtube.com/results?search_query=jacques+mendon%C3%A7a+alves confira nossos vídeos
Resultado de imagem para novidade em gif
(1)
A norma NR10 salienta em seus artigos a importância de que todos que trabalhem em serviços e atividades que envolvam eletricidade direta ou indiretamente ou ainda em sua proximidade saibam de todos os riscos da atividade e como evitar que esse risco se torne um acidente.
São enormes os riscos que o trabalhador está sujeito quando opera com eletricidade. O contato com o corpo e as partes energizadas de uma instalação elétrica de baixa tensão produz o chamado “choque elétrico”, e se for de alta tensão, têm-se o “arco elétrico” que precede de contato, e em geral, leva à morte.
Em relação ao corpo humano, os acidentes com eletricidade se dividem em:
  • Eletrocussão, com morte consequente,
  • Eletro trauma (ou lesão por eletrização),
A eletrização é a exposição do corpo a uma descarga elétrica, sempre com resultado fatal, ela pode ocorrer tanto na baixa tensão como na alta tensão elétrica.
Enquanto o eletro trauma é o acidente que traz consequências físicas, orgânicas e mentais à pessoa humana.

Choque elétrico: mecanismos e efeitos

choque elétrico é a sensação sentida por uma pessoa quando tem o seu corpo sujeitado à passagem de uma corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua. Ele se manifesta por três formas distintas;
  • Eletricidade estática (tensão elétrica constante)
  • Eletricidade Dinâmica (tensão elétrica na forma de onda eletromagnética alternada ou contínua)
  • Descargas atmosféricas ou arcos elétricos.
No caso de choque por eletricidade estática, a manifestação do fenômeno normalmente se dá por um único pulso sensorial de descarga, muitas vezes de valor significativo, o qual é sentido pelas partes internas (micro choque) e externas (macro choque) do corpo, nos instantes em que ocorrem desligamento ou contatos com “partes vivas” da instalação, como, por exemplo, em conexões de baterias e em terminais de capacitores, que são aparelhos elétricos armazenadores de carga.
No caso de choque por eletricidade dinâmica, como ocorre na corrente alternada, a sensação que a pessoa experimenta é a de um violento estremecimento no corpo, seguido de um calor intenso no ponto de contato, esse estremecimento é tão mais intenso quanto maior for a tensão e a frequência elétrica aplicada, enquanto que a “queima” do corpo, no ponto de contato, é tão mais forte quanto maior for a intensidade da corrente sentida; neste caso, a corrente que flui através do corpo humano causa, dentro de poucos segundo, lesões nos tecidos nervosos e cerebrais por onde passa.
No caso das descargas atmosféricas provocadas por raios, essas lesões são instantâneas, gravíssimas e geralmente fulminantes.
Já nos acidentes com instalações elétricas de alta tensão sequer é preciso que haja o contato físico do corpo com as partes energizadas das instalações.

Os fatores que determinam a gravidade do choque elétrico são:

  • Percurso da corrente elétrica;
  • Características da corrente elétrica;
  • Resistência elétrica do corpo humano.

Percurso da corrente elétrica.

A figura abaixo demonstra os caminhos que podem ser percorridos pela corrente no corpo humano.
Gravidade do choque devido seu percurso.
Os choques em que a corrente elétrica perpassa o coração e ou cérebro são as que o risco de morte é maior.

Caracteristicas da corrente elétrica.

As características da corrente elétrica que influencia o choque elétrico são:
  • Tipo de corrente: Continua ou alternada, sendo dentre estas a alternada mais perigosa.
  • Intensidade da corrente que está circulando o corpo no momento do choque: Quanto maior a corrente maior a lesão.
  • Tempo de exposição: Apenas alguns milissegundos são suficientes para causar danos ou até mesmo a morte.

Resistência do corpo humano.

As partes do corpo que oferecem maior resistência à passagem da corrente elétrica são os ossos e a pele. A menor resistência da massa corporal se localiza na epiderme e nos músculos, onde se exala o suor (que é tão condutor quanto maior for o pH ou índice de salinidade) bem como os nervos e vasos sanguíneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...