quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Taxa única da coleta do lixo tem prazo de vencimento em março

Taxa única da coleta do lixo tem prazo de vencimento em março

O desconto da taxa de recolhimento do lixo urbano, em Lages, é feito diretamente na tarifa da água, de duas formas: parcelamento em 12 vezes sem juros (de janeiro a dezembro) ou pagamento em cota única, na tarifa de fevereiro, com vencimento em 12 de março de 2018. Portanto, aqueles consumidores de água, distribuída pela Semasa, e que também são beneficiários do sistema de coleta de lixo, podem pagar por este serviço de forma parcelada, mas para isso precisam solicitar o parcelamento diretamente no escritório central da Semasa, situado na rua Manoel Tiago de Castro, número 119 (sala térrea do Edifício Cacimba) - atendimento das 8h às 18h sem fechar ao meio-dia.

No caso contrário, o desconto é feito em cota única, com vencimento sempre no mês de março. “Em qualquer momento, o consumidor que estiver pagando pelo serviço em cota única poderá optar pelo parcelamento. Só é preciso que ele venha até o nosso escritório e faça a solicitação. Desta forma, a Semasa irá parcelar a partir do mês em que o consumidor formalizar este pedido”, explica a gerente comercial da Semasa, Rafaela Machado.

Decreto reajusta valor da tarifa

De acordo com o decreto número 17.048, de 12 de dezembro de 2017, o prefeito Antonio Ceron fixou o valor da taxa de coleta do lixo urbano, para o exercício 2018, definido em base mensal e de acordo com a frequência da coleta e as categorias dos imóveis. Para os imóveis residenciais o reajuste foi de 1,68%. Já os imóveis da categoria comercial, industrial e público tiveram reajuste de 2,5%.
Os imóveis estão divididos em residencial, comercial, industrial e público, enquanto que a coleta é feita com frequência diferenciada, levando-se em conta a região urbana. Na área central da cidade e nas avenidas Presidente Vargas e Luís de Camões o lixo é recolhido seis vezes por semana, enquanto que nas demais áreas urbanas de Lages a coleta ocorre três vezes por semana.
Para os imóveis da categoria residencial, por exemplo, o valor da taxa está fixada em R$ 168 para coleta três vezes por semana, aumentando para R$ 336 no caso dos imóveis localizados nas áreas de recolhimento do lixo durante seis vezes por semana. De acordo com o decreto do Executivo municipal, os contribuintes beneficiários da “Tarifa Social” estão isentos do pagamento da coleta do lixo para o exercício 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...