terça-feira, 1 de março de 2016

Lages elabora o Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica

Lages elabora o Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica

Desde agosto do ano passado a prefeitura de Lages, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, com realização da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Apremavi), vem elaborando o Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica. Na sexta-feira (26), técnicos da Apremavi, Leandro Casanova e Wigold Schaffer, e a bióloga da secretaria, Michelle Pelozato, visitaram locais estratégicos no município que deverão ser abordados no Plano Municipal.
Entre os locais destacam-se a Coxilha Rica, localidade de Pedras Brancas, Salto Caveiras, extensão do Rio Carahá, Morro Grande. “Esse foi apenas o primeiro trabalho a campo de muitos que estarão sendo realizados”, destaca Michelle. Várias entidades governamentais, não governamentais e universidades estão contribuindo com sugestões e complementações para o Plano Municipal.
Segundo o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), planejar o desenvolvimento local sustentável com vistas à mitigação de elementos de pressão sobre biomas como a Mata Atlântica, pressupõe a utilização de um conjunto de instrumentos, como projetos e programas.O objetivo é orientar a melhor distribuição espacial da população e das atividades produtivas no território, otimizando o aproveitamento dos recursos humanos e econômicos disponíveis, conservando os recursos naturais existentes e recuperando parte do que foi degradado.
O Plano da Mata Atlântica vem ao encontro com esses preceitos e deve ser encarado como mais um instrumento de integração e de inclusão da variável ambiental ao sistema de planejamento municipal.“É fundamental ao desenvolvimento sustentável controlar os impactos das atividades públicas e privadas sobre os recursos naturais, evitando a degradação urbana e melhorando a conservação ambiental”, declara Wigold.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...