sexta-feira, 31 de julho de 2015

Alimento reduz efeitos da intolerância à lactose

euatleta quefir nutrição (Foto: Getty images)
quefir é composto pela associação de vários microrganismos como leveduraslactobacilos ebactérias (principalmente ácido lácticas e ácido acéticas). Ele é considerado um alimento funcionale pode ser encontrado em forma de grãos ou como bebida fermentada. Com aparência de couve-flor e coloração branco-amarelada, é insolúvel em água e tem alta digestibilidade. Pode ser feito à base de leite de vaca, cabra, ovelha e búfala.

Com características probióticas, o quefir é capaz de melhorar o balanço microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo contra microrganismos patogênicos. Estudos apontam benefícios como o estímulo do sistema imunológico, a redução dos efeitos de intolerância à lactose, melhora dos níveis de colesterol e efeitos anti-tumorais. 

Info EuAtleta Nutrição Quefir (Foto: EuAtleta)
A composição nutricional e o sabor variam de acordo com a origem dos grãos, tipo de leite e condições de preparo. Ele possui pH entre 4,2 e 4,6; é fonte de carboidratosproteínascálcio,vitamina B12; ácidos lático, acético e glicônico; álcool etílico e gás carbônico. 

Info EuAtleta Nutrição Quefir (Foto: EuAtleta)
Como preparar o quefir (através do leite de vaca desnatado):

1 - O leite pasteurizado deve ser resfriado a 20ºC/25ºC em recipiente de vidro previamente esterilizado;
2 - São adicionados 5% dos grãos de quefir;
3 - Manter à temperatura ambiente (± 25Cº) por aproximadamente 24 horas para ocorrer à fermentação;
4 - Após a fermentação, coar os grânulos. O líquido resultante é o quefir, que pode ser consumido fresco ou maturado. A maturação consiste em fermentação secundária por 24 horas à temperatura de 8ºC a 10ºC, para promover o crescimento de leveduras e conferir sabor e aroma específicos à bebida;
5 - Estocagem refrigerada a 1º C a 8º C;
6 - Os grãos coados serão reutilizados para novo uso e inoculação do leite.  

No Brasil, o consumo do quefir ainda é artesanal. Portanto, é preciso saber a procedência e os cuidados necessários na utilização, para não haver contaminação. Em países como Estados Unidos, Canadá, Rússia, França e Turquia, ele é encontrado comercialmente como um produto para ser adicionado a preparações. O quefir pode ser consumido em sucos de frutas, pudins, bolos e antepastos, enriquecendo as receitas.  


Como conseguir o quefir:

- O mais usual é a doação por amigos ou por meio de envio pelo correio (você arca com as despesas do envio) através de grupos espalhados pela internet. Cuidado com a procedência para evitar comprar produto contaminado. 
- Comprar pela internet ou em loja como a Biologicus e seus representantes no Brasil

Referências: 
Diniz, R.O.; Perazzo F.F.; Carvalho, J.C.T.; Schneenedorf, J.M Atividade antiinflamatória de quefir, um probiótico da medicina popular<i>Rev. bras. farmacogn.</i>, Maringá, 2003, vol.13, suppl.1, p.19-21.
Ferreira, C. Quefir como Alimento Funcional. Alimentos Funcionais – Componentes Bioativos e Efeitos Fisiológicos. Rio de janeiro: Ed Rubio, 2010
S. Weschenfelder; G.M. Pereira; H.H.C. Carvalho; J.M. Wiest. Caracterização físico-química e sensorial de kefir tradicional e derivadosArq. Bras. Med. Vet. Zootec. vol.63 no.2 Belo Horizonte Apr. 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...