sexta-feira, 12 de junho de 2015

8 em cada 10 brasileiros querem redução da maioridade penal

Menores infratores: 83% da população quer que jovens com mais de 16 anos passem a responder criminalmente por seus atos. Proposta de redução da maioridade penal está em discussão no Congresso

Os casos cada vez mais frequentes de crimes envolvendo menores de idade faz com que 8 em cada 10 brasileiros apoiem a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. 
Segundo um levantamento feito pela agência de pesquisas Hello Research, 83% dos brasileiros concordam com a redução. Do total, 70% concordam plenamente com a medida e 13% concordam em partes.
Os nordestinos são os que mais apoiam a redução, com 86% de aprovação. No Sudeste, esse percentual é de 82%. As regiões Norte e Centro-Oeste são as mais radicais: lá, 96% querem que a maioridade penal passe de 18 para 14 anos. 
A pesquisa ouviu presencialmente mil pessoas com mais de 16 anos de todas as classes sociais em 70 cidades de todas as regiões do País. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
A opinão popular vai ao encontro de dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE). O levantamento feito pelo órgão mostrou que de cada dez atos infracionais cometidos por adolescentes, sete têm como autor um menor com idade entre 16 e 18 anos. Quando se trata de crimes hediondos, como homicídio qualificado, latrocínio e estupro, cometidos por adolescentes, 64,85 tiveram como ator jovens na faixa de 16 a 18 anos.
PEC da maioridade
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que está em tramitação nem comissão na Câmara dos Deputados, quer que jovens a partir dos 16 anos passem a responder criminalmente por seus atos. A PEC deve ser votada na próxima quarta-feira. 
Há também uma outra proposta em discussão pelo Congresso, essa do senador José Serra (PSDB-SP), que prevê alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a fim de aumentar o prazo de internação de quem comete crime hediondo ou é reincidente de 3 para 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo de SC apresenta proposta para alterar Leis do Universidade Gratuita e Fumdesc

  O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), apresentou uma proposta para alterar as Leis nº 831 e nº ...