domingo, 31 de maio de 2015

Tradicionalismo em evidência no Recanto da Tradição

 
Um espaço amplo para a acomodação confortável de visitantes que procuram a degustação de pratos típicos à base de pinhão e a contemplação de manifestações do folclore e outros elementos da cultura serrana e gaúcha
 
Até o dia 7 de junho serão oferecidas comidas tradicionais e campeiras, espetáculos de música, dança, concursos de trova, declamação de poesia e chula (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) mais uma vez estão presentes no pavilhão do Recanto da Tradição, com localização próxima às bases da Polícia Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Um espaço amplo para a acomodação confortável de visitantes que procuram a degustação de pratos típicos à base de pinhão e a contemplação de manifestações do folclore e outros elementos da cultura serrana e gaúcha. Até o dia 7 de junho serão oferecidas comidas tradicionais e campeiras, espetáculos de música, dança, concursos de trova, declamação de poesia e chula. As apresentações iniciam por volta das 20h30min e terminam em torno das 23h30min.
Prendas com seus vestidos coloridos rodados e seus cabelos delicadamente enfeitados remetem a uma época de suavidade e elegância campeira. Neste canto de relíquias da arte serrana estão os CTGs Anita Garibaldi, Planalto Lageano e Barbicacho Colorado, onde comercializam alimentos feitos por suas próprias equipes e integram os costumes entre si, mantendo um laço de harmonia e companheirismo. Os CTGs são responsáveis pela programação oferecida gratuitamente ao público.
De acordo com o coordenador do Anita Garibaldi, Valdemar Reis, entre os pratos estão porções de paçoca de pinhão, entrevero e arroz carreteiro. Cada CTG oferece um prato especial além dos comuns aos três. O Planalto Lageano disponibiliza quirera com feijão preto e o Barbicacho, o puchero, que leva ossobuco – músculo bovino, couve-flor, repolho, cenoura, moranga, cebola, tomate, pimentão, batata inglesa e demora quatro horas para o cozimento.
Nesta noite o Recanto da Tradição iniciou suas atividades às 19h e deve seguir até por volta das 4h30min. Entre dez e 12 componentes do CTG auxiliam nos serviços de cozinha, sendo que, além dos pratos sólidos, são vendidas bebidas – ponche, quentão, chocolate quente, cerveja, refrigerante, água. O rendimento é revertido para a manutenção do próprio CTG, entre outras despesas, a exemplo da remuneração do instrutor de dança.
Os CTGs organizaram o cronograma de suas atividades dentro parque com a alternância em todos os dez dias de evento para que os três tenham horários garantidos de apresentações. “Foi realizado um sorteio para organizar nossas participações”, diz Valdemar.

Causas sociais
O Anita Garibaldi participa do Projeto Adoci, proposto e elaborado pela Secretaria de Educação, e apadrinha crianças carentes financeiramente. Em eventos especiais, como no Natal, doam às crianças roupas, calçados, brinquedos e doces. A solidariedade se repete no Dia das Crianças e as mães são lembradas no seu dia, em maio. O Gralha Azul, Várzea e Penha são alguns dos bairros assistidos. Há cerca de cinco anos, o CTG Anita Garibaldi recebeu da prefeitura a doação de um terreno no loteamento Cruz de Malta, onde está sendo construída a sede própria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...