sábado, 30 de maio de 2015

Garrão de Potro apresenta danças gaúchas antigas na Colômbia

 
O grupo de moças e rapazes, de Lages, se apresentou momentos antes da solenidade de abertura da Festa do Pinhão na noite desta sexta-feira e logo após o encerramento, com o desafio de chula
 
Um dos seus projetos foi contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, edição 2013 (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Um grupo de espetáculo de danças de época do serrano primitivo rústico do início do século 19, o Garrão de Potro mostra na 27ª Festa Nacional do Pinhão seus cantares e dançares e evidencia a sociabilidade e trajes sob a ótica artística e cultural. O grupo de moças e rapazes, de Lages, se apresentou momentos antes da solenidade de abertura do evento na noite desta sexta-feira (29) e logo após o encerramento, com o desafio de chula.
Um dos seus projetos foi contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, edição 2013, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Funcultural da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, na categoria dança, segmento montagem e finalização de espetáculos e foi apresentado na Pousada Rural do Serviço Social do Comércio (Sesc) em 2014.
No ano passado participou do XIV Festival Folklórico Agosto Poty em Assunção, no Paraguai, representando o Brasil, sendo a primeira viagem internacional do projeto que hoje integra a Federação Brasileira de Artes Populares, entidade que promove grupos de dança brasileira no exterior.
Na próxima semana, uma delegação composta por 20 artistas estará na Colômbia para o VII Encuentro Internacional Itinerante de Danzas Folclóricas, que acontecerá até o dia 16 de junho, evento promovido pela Agrupación Folclórica Tequendama e será realizado em Bogotá com mais de dez apresentações. É um evento cultural que a cada ano reúne diferentes países da América do Sul através da dança. O Garrão de Potro participa de festivais, mostras, fazendas de turismo rural, eventos corporativos e apresentações didáticas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...