segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Artesãs empolgadas com a Feira de Natal


 
Cerca de cinco mil produtos de nove grupos de artesãos estão expostos para comercialização
 
A equipe da Secretaria de Turismo está instalada junto aos estandes da feira para informações turísticas do município e sobre as atrações do Natal Felicidade (Foto: Marcio Avila)
 
A Feira de Produtos Artesanais da Serra Catarinense, instalada do calçadão da praça João Costa, abriu suas portas na tarde desta segunda-feira (1) e atenderá o público até o próximo dia 23 de dezembro, diariamente, das 14h às 23h. Cerca de cinco mil produtos de nove grupos de artesãos estão expostos para comercialização. Com preço acessível, envolvem o tema natalino e valorizam a cultura e história serrana. A expectativa é dobrar o valor arrecadado em relação ao ano passado.
De acordo com a coordenadora de Turismo do município, Ana Vieira, para esta edição uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi firmada. “Este foi um grande ganho para nós e principalmente às artesãs, pois com a triagem e consultoria do Sebrae haverá maior qualidade e profissionalismo em cada peça”, destaca.
Além de artesãos lageanos, este ano a feira foi ampliada e recebe artigos de municípios vizinhos como Cerro Negro e Abdon Batista. “Queremos adotar um padrão de qualidade para que as vendas aconteçam como o esperado”, afirma Ana. São nove pontos de comercialização. A equipe da Secretaria de Turismo está instalada junto aos estandes da feira para informações turísticas do município e sobre as atrações do Natal Felicidade.

Samt, na feira
A Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) está na feira com a comercialização dos produtos confeccionados pelas artesãs do Ciranda. O projeto é gratuito, atua em 58 bairros e há o envolvimento de quase duas mil mulheres. “Este é o segundo ano que participamos; em 2014 superou qualquer expectativa. Agora queremos aumentar as vendas e para isso investimos na qualidade dos produtos e dos cursos; 100% da renda arrecadada será repassada diretamente às artesãs participantes”, explica a gerente de Inclusão Produtiva, Junara Oliveira.
A Associação de Artesanato Tramatusa também está na feira. Comercializa produtos feitos a partir da fita tusa e outros resíduos sólidos. Visando o reaproveitamento e sustentabilidade, o grupo de 19 mulheres produz uma variedade de produtos. Maria Manfrói, integrante do grupo, está entusiasmada. Ela conta que as artesãs têm liberdade para criar itens decorativos e utilitários. “No ano passado a prefeitura abriu as portas para o artesanato lageano, com isso tivemos a oportunidade de participar da feira e mostrar nosso trabalho”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...