segunda-feira, 31 de março de 2014

Crise derruba presidente de federação, e Fifa pode excluir Uruguai da Copa-2014

Crise derruba presidente da federação uruguaia
O Comitê Executivo da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), que tinha Sebastián Bauzá como presidente, anunciou a renúncia nesta segunda-feira, de acordo com a AFP. A decisão aconteceu depois que o presidente do Uruguai, Jose Mujica, decidiu retirar a polícia dos jogos de futebol.
"Os recentes acontecimentos demonstram a necessidade de outros pontos de vista políticos de como governar o futebol", diz um comunicado do conselho da AUF.
O presidente Mujica ordenou que a polícia deixasse os estádios Centenário e Parque Central, onde jogam os dois maiores times do Uruguai, Peñarol e Nacional. A decisão aconteceu depois do duelo entre Nacional e Newell's Old Boys, da Argentina, pela Copa Libertadores, na última semana. Um grupo de policiais saiu ferido em confronto com a torcida do clube uruguaio.
No último domingo, o jogo entre Peñarol e Miramar Misiones foi cancelado depois que os jogadores alegaram falta de segurança no estádio Centenário. Apesar do jogo não acontecer, a AUF tratou como um caso isolado e disse que os demais jogos da elite uruguaia vão ocorrer normalmente.
Copa ameaçada

A crise do futebol uruguaio estoura faltando apenas dois meses para a Copa do Mundo. Também nesta segunda-feira, o site "Ovación Digital" publicou que a Fifa tem acompanhado de perto a movimentação na AUF e acena com a ameaça de deixar o Uruguai fora da Copa do Mundo.
O órgão que comanda o futebol mundial estaria investigando a saída dos dirigentes, pois, segundo o jornal, a Conmebol teria relatado que as pressões sobre o Executivo da AUF vêm de um grupo de empresários que teriam ligação com o governo.
Se ficar comprovado que o governo interferiu nos assuntos da Associação, visando o benefício de terceiros, a FIFA pode decidir por excluir a filiação da AUF no órgão e excluir o Uruguai do Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...