sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Modernizando Lages

 

 

Lojistas conhecem projeto de revitalização do Centro

“Estamos desenvolvendo-o com a intenção de humanizar a região e transformá-la em referência para a construção da cidade que nós queremos no futuro e que a população merece.” Jorge Raineski
A ideia é fazer a entrega oficial à população no aniversário da cidade, no dia 22, pelo prefeito Elizeu Mattos e o governador Raimundo Colombo (Foto: Sandro Scheuermann)
A ideia é fazer a entrega oficial à população no aniversário da cidade, no dia 22, pelo prefeito Elizeu Mattos e o governador Raimundo Colombo (Foto: Sandro Scheuermann)

O projeto de revitalização e humanização do Centro foi apresentado oficialmente aos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) nesta quinta-feira (31) à noite. O projeto está sendo desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, em parceria com o governo do Estado, CDL, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Empresarial de Lages (Acil) e demais envolvidos.
O projeto está sendo amplamente discutido pela população, através de vários segmentos da sociedade civil organizada. “Estamos desenvolvendo este projeto com a intenção de humanizar o Centro e transformá-lo em referência para a construção da cidade que nós queremos no futuro e que a população merece”, afirma o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
Em fase de conclusão, o intuito é fazer a entrega oficial à população no aniversário de Lages, no dia 22, pelo prefeito Elizeu Mattos, em conjunto com o governador Raimundo Colombo. “É um trabalho que visa, entre outras coisas, resgatar a qualidade de vida da comunidade e também melhorar nosso comércio dentro de novos parâmetros sustentáveis. Estamos trazendo tecnologia internacional através da empresa IDP, que o governo do Estado nos facilitou acesso, e assim podemos fazer com que o projeto atinja parâmetros nunca pensados para Lages”, destaca.
 
Pensando nos próximos 30 anos
 
De acordo com os apoiadores, as pessoas de uma forma geral estão recebendo bem a ideia de um Centro mais humanizado, onde os pedestres e ciclistas passam a ser prioridade. “O projeto está sendo muito bem aceito. Estivemos visitando pessoalmente cerca de cem empresas e ampla maioria é favorável a uma revitalização completa. As pessoas estão muito esperançosas para que inicie logo, pois temos a oportunidade de transformar a área central e termos um espaço mais adequado para toda a população para, pelo menos, os próximos 30 anos”, afirma o coordenador regional do Sebrae, Altenir Agustini.
O coordenador explica que a revitalização proposta complementa o projeto “Centro Lages” (antes chamado Shopping a Céu Aberto), que vem sendo trabalhado em conjunto pelo Sebrae e CDL há mais de dois anos. “Todos os planos para revitalizar o Centro estão muito bem amarrados, cada um dentro de uma área específica, mas com um objetivo em comum. Nós estamos atuando mais fortemente da porta das lojas para dentro, melhorando a qualidade do comércio, desde o atendimento, tornando a gestão mais competitiva e na parte de comunicação visual e melhoria de fachadas. O poder público sendo parceiro poderá proporcionar remodelação na estrutura física, oferecendo ruas e calçadas mais bonitas, atraentes e seguras”, comenta.
 
“É uma mudança que Lages precisa”
 
A vice-presidente da CDL, Rosane Rodrigues Pocai, afirma que a obra está sendo muito aguardada. “É um sonho que buscamos há bastante tempo e uma mudança que Lages está precisando. A cidade está caminhando para o progresso, com a vinda de novas empresas e os comerciantes estabelecidos aqui esperam pela modernização”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...